Destaques Geral Local Política

“Piauí vive uma segunda revolução”, afirma Lula ao inaugurar ampliação de escola em Teresina

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, foi recebido de forma calorosa por populares do bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina, durante visita ao Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) do bairro Pedra Mole, na manhã desta terça-feira, 17. No pátio da escola, Lula plantou uma muda de caneleiro em homenagem às vítimas da Covid-19, cuja ação faz parte do projeto Recomeçar, do Governo do Estado.

Lula, acompanhado da namorada, socióloga Rosângela Sousa, a Janja, e de expoentes do PT, a exemplo da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, realiza uma maratona de viagens por vários estados do Nordeste, reunindo-se com representantes de vários setores da sociedade, tendo como pauta o Brasil. De acordo com bastidores da política, a maratona tem também um significado político muito forte, pois procura fazer um contraponto com o atual presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento da Covid e dos problemas brasileiros.

No Ceti Pedra Mole, o ex-presidente chegou por volta das 11h45, participou do descerramento da faixa de inauguração da reforma da escola e visitou a estrutura, acompanhado do governador Wellington Dias, da vice-governadora Regina Sousa; do secretário de Estado do Governo, Osmar Júnior; do secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles (coordenador do programa PRO Piauí), do secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e de outras autoridades, a exemplo do deputada federal Rejane Dias (PT-PI); do deputado federal Merlong Solano (PT-PI); e do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (MDB); entre outras autoridades.

Em seu discurso, o ex-presidente Lula destacou os avanços do Piauí na área da educação, dos efeitos positivos do programa Fome Zero, implementado no início do seu primeiro governo, em 2003, repercutindo a fala do governador Wellington Dias, apontando o município de Guaribas como símbolo da revolução social e educacional do estado. “O Piauí promoveu uma segunda revolução”, assinalou o ex-presidente.

Lula lembrou de quando esteve no Piauí pela primeira vez, 1980. Naquela época, segundo ele, o Piauí era sinônimo de pobreza, de mortalidade infantil, de desemprego e de fome. No entanto, de acordo com o ex-presidente, o governador Wellington Dias conseguiu deflagrar uma revolução no estado, ao implantar ensino médio e superior em todas as cidades. “Isso é um milagre”, acentuou.

A partir dessa revolução, Lula brincou com Wellington Dias. “A partir de hoje, não vou mais lhe chamar de ‘Índio’, mas de Dr. Governador, porque vai ensinar os governadores dos outros estados”, afirmou.

O ex-gestor do Brasil também se referiu aos alunos de Guaribas e do Ceti do Pedra Mole, chamando a atenção para a importância da dedicação aos estudos para a conquista de uma profissão e de um curso superior, atendendo profecias de seus próprios pais, “que só querem o melhor para os filhos”.

Ele se mostrou com exemplo, recordando-se de que foi através de um diploma do ensino primário e de um curso técnico que conseguiu ser o primeiro de oito irmãos, filhos de uma mãe analfabeta, a ter seu emprego, ter seu primeiro carro, levar família para comer em restaurantes, ser presidente de um sindicato e presidente do Brasil. Para ele, Wellington Dias abriu uma janela, uma porta, para que esses alunos conquistem os seus sonhos e realizem os sonhos de seus pais.

O ex-presidente participou, juntamente com outras autoridades, de assinatura da ordem para expansão da UAPI (Universidade Aberta do Piauí), chegando aos 224 municípios do Piauí, alcançando a universalização do ensino superior no estado.

Lula chegou a Teresina por volta das 11h e foi recepcionado pelo governador Wellington Dias e pelo presidente estadual do PT, Francisco Limma, no Aeroporto Petrônio Portela. Ele seguiu para o Ceti Pedra Mole, onde conheceu a ampliação da escola realizada com recursos do programa PRO-Piauí.

Ainda nesta terça-feira, às 18h, o ex-presidente participa de uma live com a presença de 20 lideranças de movimentos sociais. Na quarta-feira (18), Lula vai visitar o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), notadamente no projeto que trata paciente com sequela da covid-19. Depois, concede entrevista coletiva de imprensa antes de viajar para São Luís, no Maranhão.

Jogo do Poder

Related Posts