Destaques Geral Local Política

Piauí receberá vacinas para adolescentes a partir do dia 15

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou, nesta sexta-feira (3), que o Ministério da Saúde começará a enviar, em 15 de setembro, doses de vacinas contra a Covid-19 para aplicação em adolescentes. Para estabelecer a data, a pasta levou em consideração o fim do envio de quantidade suficiente de vacinas para a aplicação da primeira dose em todas as pessoas com mais de 18 anos.

Com isso, a campanha passa a vacinar adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. A nota técnica reafirma que a vacinação dos adolescentes deverá ser feita exclusivamente com o imunizante da Pfizer/BioNTech, único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para a faixa etária.

“Os lotes de vacinas enviados aos estados, a partir do dia 15 de setembro, contarão com doses de imunizantes destinados para este público, foi o que estabeleceu o documento que recebemos, hoje, do ministério. Essa decisão nos anima, pois vamos avançar ainda mais na imunização dos piauienses”, disse Florentino Neto.

O documento recomenda que estados e municípios sigam uma ordem de prioridade. Os primeiros a receberem a vacina serão os adolescentes com deficiência permanente e, na sequência, aqueles com comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Depois, entrariam as gestantes e puérperas entre 12 a 17 anos, os adolescentes privados de liberdade e os sem comorbidades.

Apesar de o dia 15 ter sido definido para o envio das doses para adolescentes, o secretário Florentino Neto lembra que mais de 29 municípios do Piauí já vacinam adolescentes. Sendo que a cidade de Dom Inocêncio já finalizou a vacinação deste público com a primeira dose, na última quinta-feira (2), com 785 pessoas vacinadas.

De acordo com os números do Vacinômetro da Sesapi, no Piauí já foram vacinados com a primeira dose 5.121 adolescentes entre 12 e 17 anos. “Vemos com alegria que vários municípios já estão se antecipado a essa decisão e imunizando os nossos jovens. A ideia do governador Wellington Dias é priorizar as crianças e adolescentes com comorbidades e depois estender a vacinação para os demais jovens, por idade”, lembra o gestor.

No Piauí, além de Dom Inocêncio estão vacinando os adolescentes de 12 a 17 anos: Jaicós, Isaías Coelho, Amarante, Fronteiras, Fartura do Piauí, Campinas do Piauí, Ribeiro Gonçalves, São João da Varjota , Lagoa de São Francisco, São Pedro do Piauí, Porto, Santo Antônio dos Milagres, Monsenhor Gil, Vera Mendes, Alegrete do Piauí, Batalha, Sigefredo Pacheco, Dirceu Arcoverde, Paulistana, São Francisco do Piauí, Francinópolis, Vila Nova do Piauí, Massapê do Piauí, Água Branca, Várzea Branca, Altos, Santo Antônio de Lisboa e Esperantina.

Jogo do Poder

Fonte: Sesapi