Geral Municipios Política

Piauí Fomento libera R$ 180 mil de créditos para agricultores familiares de Monsenhor Gil e José de Freitas

Em solenidade na sede da agência Piauí Fomento nesta terça-feira (26), o Governo do Piauí liberou mais créditos a pequenos agricultores rurais dos municípios de Monsenhor Gil e José de Freitas para apoiar a produção de galinha caipira da região. Com juros entre os mais baixos do mercado, as famílias de agricultores terão, ao todo, cinco anos para pagar, sendo 12 meses de carência.

Na prática, os financiamentos começaram a ser liberados esta semana. Os agricultores receberam valores de cinco a sete mil reais.

“Com essa liberação de crédito, estamos contribuindo para manter o negócio dessas famílias de agricultores em um ramo de destaque da economia rural e de nossa culinária, que é a galinha caipira”, afirma Luiz Carlos Everton de Farias, presidente da Piauí Fomento.

Os financiamentos liberados hoje são uma continuidade do programa do Governo do Piauí, por meio da Piauí Fomento, iniciado no ano passado, com um grupo de famílias na zona rural de José de Freitas, em apoio à criação de galinha caipira “canela preta”, raça presente em sua maioria no Nordeste brasileiro e que se tornou uma importante fonte de renda para pequenos agricultores.

“Estamos priorizando o apoio a quem mais precisa nesse momento difícil da economia do país”, destacou o deputado estadual João de Deus, presente na solenidade. Ele elogiou a iniciativa do governador Wellington Dias em idealizar essa linha de crédito destinada aos pequenos produtores de galinha caipira iniciado em José de Freitas, que agora chega também a outros municípios, como é o caso de Monsenhor Gil.

Ao todo, 100 famílias de produtores de galinha caipira serão beneficiados com o financiamento da Piauí Fomento em José de Freitas, segundo informou o diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Edmílson Rosendo. Ele informou ainda que a Prefeitura, em parceria com a agência Piauí Fomento, está montando o Centro de Atendimento ao Empreendedor, com o objetivo de dar suporte financeiro e técnico a esses profissionais das áreas rural e urbana.

Jogo do Poder

Fonte: Piauí Fomento