Destaques Geral Local Política

Piauí atinge 100% da população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou, nesta sexta-feira (5), que o Piauí vacinou toda a população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O estado chegou à marca de 70% da população completamente imunizada, com a segunda dose.

São 2.329.446 pessoas no estado vacinadas com a primeira dose (D1) e 1.533.868 com as duas doses ou dose única. Os dados são do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Os cálculos do Ministério da Saúde nos estados são feitos a partir do número de pessoas aptas a serem vacinadas, ou seja, a população acima de 18 anos, como estava inicialmente previsto. A vacinação dos adolescentes foi incluída depois no PNI, por isso, ainda não consta nessa estatística.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, é importante que a população procure as unidades de saúde para se imunizarem. “Pedimos à população que conclua seu esquema vacinal porque só assim vamos todos ficar protegidos da doença e conseguir controlar a pandemia no estado. Lembrando que no SI-PNI o cálculo é feito em cima da população vacinável acima de 18 anos. No Vacinômetro da Sesapi, o cálculo é feito em cima da população geral do estado, por isso, existe uma diferença nos números entre os dois sistemas”, explica.

As vacinas utilizadas no Piauí são a CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson. Até agora, o Ministério da Saúde entregou 4.934.910 imunizantes ao estado. Outras 200 mil doses foram adquiridas pelo Governo do Piauí.

Jogo do Poder

Fonte: Ascom Sesapi