Destaques Geral Local Política

Pesquisas para todos os gostos trazem sempre Dr. Pessoa campeão de intenções de votos para prefeito de Teresina

A pouco mais de 20 dias das eleições municipais de 2020, Dr. Pessoa (MDB) se destaca isolado na primeira colocação sobre intenções de votos para prefeito de Teresina. Em três pesquisas realizadas no espaço de apenas 4 dias, há resultados para todos os gostos, dependendo da empresa que realiza o levantamento, mas todos os estudos não conseguem tirar a liderança do emedebista, com pequena ou considerável margem de diferença para os demais candidatos.

E de um instituto para outro há resultados que deixam até os eleitores desconfiados. Um exemplo clássico vem de duas pesquisas: a do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), divulgada no último dia 16, apontando o Dr. Pessoa na liderança, com 34% das intenções de votos dos eleitores. Em segundo lugar, vinha Kleber Montezuma (PSDB), com 18%, praticamente um dobro de desvantagem para o primeiro colocado. Mas outra pesquisa divulgada pelo Instituto Amostragem nesta terça-feira, 20, quatro dias depois, traz o Dr. Pessoa com 28,43% e Kleber Montezuma com 23,14%. O resultado tenta aproximar os dois candidatos. Claro que não se discute as metodologias de ambas as pesquisas, mas o eleitor fica desconfiado que essa diferença tenha caído assim em tão pouco tempo.

A população também se deparou com outra pesquisa, do Instituto Opinar, divulgada nessa segunda-feira, dia 19, apontando o Dr. Pessoa com 34% das intenções de votos, empatada com a do Ibope três dias depois, e Kleber Montezuma com 20%, ou seja, quase o dobro de diferença.

Sobre a pesquisa do Instituto Amostragem, o médico Francisco Pedrosa, que é um dos líderes do PDT em Teresina, diz o seguinte: “É difícil se transferir mais de 50.000 votos em três dias, de um candidato pra outro, porque esse valor em votos que diria a pesquisa”.

As pesquisas

Pesquisa do Instituto Opinar dessa segunda-feira aponta o seguinte:

No cenário estimulado – quando os entrevistados devem escolher um dos candidatos apresentados pelos entrevistadores, o candidato do MDB, Dr. Pessoa aparece em primeiro lugar com 34,13% das intenções de votos. Em seguida está o candidato tucano, Kleber Montezuma (PSDB), com 20%. Fábio Abreu (PL) surge em terceiro lugar com 15,38%. Os demais candidatos registrados na disputa pela Prefeitura de Teresina pontuaram abaixo de 10%. Fábio Novo (PT) com 4,13%, Simone Pereira (PSD) com 1,25%, Major Diego (Patriota) com 1,13%, Fábio Sérvio (PROS) com 0,88%, Lourdes Melo (PCO) com 0,75%, Lucineide Barros (PSOL) com 0,63%, Gesy Fonseca (PSC) com 0,38%, Gervársio Santos (PSTU) com 0,38%, Pedro Laurentino (UP) com 0,13% e Mário Rogério (Cidadania) com 0%, o candidato não foi lembrado pelos entrevistados na pesquisa.

Além disso, 11,75% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder em quem votariam e 8,13% deles afirmaram que votariam branco ou nulo.

No cenário espontâneo – No cenário espontâneo, ou seja, quando o entrevistado diz o nome de um candidato sem ficar preso a uma lista, o nome mais lembrado por 19% dos entrevistados foi o de Dr Pessoa (MDB). Kleber Montezuma (PSDB) segue em segundo lugar com 15,75% das intenções. Fábio Abreu (PL) aparece em seguida com 8,38%. Os demais candidatos pontuaram abaixo de 5%, são eles: Fábio Novo (PT) com 3%, Lourdes Melo (PCO) com 1,50%, Simone Pereira (PSD) com 1,13%, Major Diego (Patriota) com 0,88%, Fábio Sérvio (PROS) com 0,63%, Lucineide Barros (PSOL) com 0,50%, Gessy Fonseca (PSC) com 0,25%, Gervársio Santos (PSTU) com 0,25% e os candidatos Pedro Laurentino (UP) e Mário Rogério (Cidadania) não foram lembrados pelos entrevistados.

O percentual daqueles que não souberam ou não responderam à pesquisa ficou em 44,25%. Enquanto branco, nenhum ou nulo ficou em 4,50%.

Rejeição – Entre os candidatos a prefeito de Teresina, Fábio Abreu (PL) foi o nome mais lembrando no cenário de rejeição. Abreu ficou com 15,50%. Atrás de Fábio Abreu aparece Dr Pessoa (MDB) com 12%, seguido de Kleber Montezuma com 10,88%, Fábio Novo (PT) com 7,88%, Lourdes Melo (PCO) com 6,75%, Major Diego (Patriota) com 2%, Gervásio Santos (PSTU) com 1,75%, Fábio Sérvio (PROS) com 1,63%, Lucineide Barros (PSOL) com 0,88%, Simone Pereira (PSD) com 0,75%, Gessy Fonseca (PSC) com 0,75%, Pedro Laurentino (UP) com 0,50% e Mário Rogério (Cidadania) com 0,50.

Já o Instituto Amostragem desta terça-feira traz o seguinte:

Estimulada – Na pesquisa estimulada, quando os candidatos são apresentados aos entrevistados, o candidato do MDB, Dr Pessoa, e Kléber Montezuma (PSDB), surgem, pela primeira vez, com empate técnico. O candidato emedebista foi lembrado por 28,43% dos entrevistados, enquanto o tucano foi por 23,14%. Em terceiro lugar aparece o candidato do PL, Fábio Abreu, com 16,69%. Os demais candidatos pontuaram abaixo de 10%. Não souberam ou não quiseram opinar ficou em 8,76%, branco ou nulo em 2,64% e nenhum em 8,93%.

Votos válidos – Já no cenário com os votos válidos, Dr Pessoa aparece com 35,68% das intenções. Montezuma surge em seguida com 29,05%. E Fábio Abreu aparece com 20,95%. Os demais candidatos pontuaram abaixo de 10%.

Espontânea – Já no cenário espontâneo, quando os entrevistados apontam um nome de um dos candidatos, Kleber Montezuma, candidato tucano, é quem lidera a pesquisa com 18,84% das intenções de votos. Em seguida está o candidato do MDB, Dr Pessoa, com 17,36%. Os demais candidatos não pontuaram acima de 10%. Não souberam ou não quiseram opinar ficou em 30,74%, branco ou nulo em 3,64% e nenhum ou ninguém em 11,24%.

Há quatro dias, o Ibope afirmava o seguinte:

Dr. Pessoa (MDB) aparece disparado na frente com 34%, praticamente o dobro do candidato Kleber Montezuma (PSDB), que surge na 2ª colocação, com 18%. O tucano está tecnicamente empatado com Fábio Abreu (PL), que aparece em 3ª lugar, com 16%. O candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Fábio Novo, vem na 4ª colocação com 6%. Com nível de confiança de 95%, a margem de erro da pesquisa é de 4% para mais ou para menos.

Segundo o Ibope, Major Diego Melo (Patriota) aparece com 2%, seguido de Gessy Fonseca (PSC), Lourdes Melo (PCO), Simone Pereira (PSD) e Fábio Sérvio (PROS), com 1%, cada um. Lucineide Barros (PSOL), Mário Rogério (Cidadania) e Pedro Laurentiino (UP) não pontuaram nessa pesquisa do Ibope. O candidato Gervásio (PSTU) não foi citado pelos entrevistados. 10% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto. O percentual dos que disseram que ainda não sabem em quem votar ou preferiram não responder é de 9%.

Rejeição – O Ibope também quis saber em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Fábio Abreu aparece com 25% de rejeição, seguido de Kleber Montezuma (22%), Lourdes Melo (21%), Dr. Pessoa aparece empatado com Fábio Novo (14%), Pedro Laurentino (9%), Gervásio Santos (8%), Major Diego Melo (8%), Simone Pereira (7%), Gessy Fonseca (6%), Fábio Sérvio e Luceineide Barros estão empatados com menor rejeição, 5%. Agora, 5% dos entrevistados responderam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos. É de 14% o percentual dos que não sabem ou preferiram não opinar.

Redação