Geral Municipios Política

Pequenos agricultores de assentamentos em Altos e Canavieira recebem Títulos de Propriedade de Terra

Nesta sexta-feira (17), os municípios de Altos e Canavieira receberam a visita do Governo do Piauí para marcar um dos dias mais importantes na vida das comunidades de pequenos agricultores de Serra do Coroatá e Saco Grande, respectivamente. Por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), o Governo entregou Títulos de Propriedade Definitiva de Terras totalmente regularizadas e registradas em cartório para 308 famílias dos dois assentamentos.

Em Altos, a solenidade de entrega Títulos de Propriedade Definitiva de Terra aconteceu na Paróquia de São Francisco, às 15h, e contou com as presenças da vice-governadora Regina Sousa, do diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas, e do Padre João da Cruz, presidente da Associação de Moradores da Comunidade Serra do Coroatá.

No mesmo dia, aconteceu também a entrega os títulos de propriedade definitiva de terras para as famílias do assentamento Saco Grande, no município de Canavieira. A solenidade aconteceu às 11h40, na Escola Mariano José Ribeiro, com a presença do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, coordenador do PRO-Piauí, representando o governador Wellington Dias na solenidade.

Com a entrega dos documentos dos imóveis regularizados, o Governo do Estado garante bem-estar e tranquilidade para mais 308 famílias que vivem da agricultura familiar e que esperavam há décadas para ter em mãos, o Título de Propriedade de suas terras, de forma definitiva.

A regularização fundiária em Altos e Canavieira, amparada pela Lei Estadual Nº 7.294/2019, é resultado do intenso trabalho desenvolvido pelos técnicos e consultores do Interpi, nas etapas de vistoria, georreferenciamento, cadastramento, certificação, análises sociais e jurídica, e possibilitada pelas parcerias com o Banco Mundial (Projeto Piauí: Pilares do Crescimento e Inclusão Social), SEMAR, INCRA, Cartórios, Corregedoria Geral do Estado e do Tribunal de Justiça do Piauí.

Na ocasião, a vice-governadora Regina Sousa (PT), parabenizou os agricultores e destacou a importância desta ação. “Quero dizer pra vocês que eu sei o que é não ter vez, eu sei o que é não ter terras para viver e trabalhar. […] desde meus dez anos de idade, eu já sabia o que era reforma agrária, latifúndio e exploração dos trabalhadores”, disse.

Fonte: CCom