Destaques Geral Local Política

Parceria entre Município e Estado garante Ônibus Lilás para atender mulheres de Teresina

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPJM) firmou parceria nesta quarta-feira (28) com o Governo do Estado do Piauí, através da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEMP-PI) para ofertar Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência, conhecido como ônibus lilás.

A secretária da SMPM, Karla Berger disse que essa parceria é muito importante para mulher em situação de violência em Teresina.

“A ideia é identificar as mulheres que vivenciam essa situação dentro das comunidades, mulheres que por algum motivo não conseguem ser visibilizada, ou mesmo não tem a chance de ser ouvida”, ressaltou Karla Berger.

A coordenadora da CEPM-PI, Zenaide Lustosa, reforçou a importância da parceria com a prefeitura de Teresina. “Acredito que o nosso papel, enquanto gestora, é trabalhar pelas mulheres, e essa parceria do estado com município, fortalece a rede de enfrentamento a violência contra a mulher, tornando possível construirmos políticas públicas para as mulheres”, disse a coordenadora.

O ônibus é adaptado, e faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres e constituem uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência, do Governo Federal. Neles são oferecidos serviços de assistência jurídica, psicológica e social.

O início do projeto está previsto para agosto considerando a estado epidêmico em que vivemos hoje.