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Operação Conjunta verifica autorizações de estabelecimentos em Caxias (MA) e garante a segurança pública

As forças de segurança do município de Caxias realizaram na noite desse sábado (20), mais uma ação da Operação Conjunta. A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com os órgãos de segurança estaduais e municipais cumprindo os decretos estadual e municipal, fizeram abordagens em estabelecimentos que realizam vendas de bebidas alcoólicas e eventos, a fim de verificar se estão com todas as autorização devidas para exercerem as atividades a que se destinam.

“Nós estamos fazendo uma saturação na cidade, e nos pontos onde estão acontecendo eventos. Se for encontrada arma de fogo, a pessoa será encaminhada ao distrito. Nós estamos em conjunto durante toda a madrugada, verificando a documentação de licenças do Bombeiro, Distrito da Área, Meio Ambiente, dentre outras. Qualquer pendência encontrada, o evento é encerrado e nós orientamos que a pessoa procure os órgãos competentes”, destaca Paulo, Tenente da Polícia Militar.

“O objetivo é realizar esse trabalho em conjunto buscando verificar a legalidade do funcionamento dos estabelecimentos. Nosso objetivo é colaborar com a nossa sociedade e garantir a segurança nos estabelecimentos para que os caxienses possam estar mais tranquilos nos ambientes. É um trabalho em parceria com todas as forças de segurança que tem dado certo em Caxias”, lembra o Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

“A Guarda Municipal está fazendo parte da Operação Bairro Seguro, com o intuito de dar essa tranquilidade para a população de Caxias. Hoje a Polícia Militar está incluindo na operação a fiscalização de alvarás e licenças de funcionamento dos estabelecimentos”, frisa William Carvalho, comandante da Guarda Municipal.

A Operação Conjunta contou com as presenças das seguintes instituições: Secretaria Municipal de Segurança (Guarda Municipal), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Blitz Urbana e Corpo de Bombeiros. Dentre as funções de cada órgão envolvido estão:

1. Polícia Militar do Maranhão, para a manutenção da ordem e o disciplinamento no funcionamento das atividades;
2. O Corpo de Bombeiros, para a verificação do Certificado de Aprovação para funcionamento dos estabelecimentos e/ou atividades especificas;
3. A Delegacia Regional de Polícia Judiciária, para registro de ocorrência e Lavratura de TCO;
4. A Vigilância Sanitária Municipal, para a verificação do cumprimento das regras de segurança sanitária, relativas ao coronavírus (SARS-Cov2);
5. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, para verificação de eventos e o uso de aparelhagem sonora, que encontram-se proibidos, conforme previsto nos Decretos estadual e municipal, sob qualquer pretexto;
6. A Guarda Municipal, para manutenção da ordem e auxiliar a PM/MA nas ações de controle e apoio aos órgãos municipais;
7. Assessoria de Comunicação, para a divulgação dos registros de todo o desenvolvimento das operações nos meios de comunicação e imprensa.

Fonte: PMC