Geral Municipios Política

Ônibus Lilás oferece serviços de enfrentamento à violência doméstica, em Sussuapara

Na terça-feira (19), Dia do Piauí, a Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres está oferecendo os serviços do Ônibus Lilás no município Sussuapara, na Escola Elpidio Borges Santos, beneficiando as mulheres das localidades Várzea do Engano, Abóbora, Cercado, Barreiro Branco, Tamarada e Pedra Furada.

Na solenidade de abertura estiveram presentes a representante da Coordenadoria da Mulher do município, a assistente social Laíse Campo, Secretaria de Educação, Jesuíta Rocha, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Presidente Geane Moura Fé, Vereadora, Valderline Ferreira, Coordenadora do Polo de Picos da Fetag Joelma Veloso, promotora de Justiça, Romana Oliveira, Superintendência de Direitos Humanos da SASC, Isabel da Silva, Coordenadora da Casa Abrigo, Ana Cleide e equipe da CEPM.

“O município já vem trabalhando o enfrentamento à violência doméstica e o ônibus lilás aqui permitirá o fortalecimento da parceria com a CEPM e mulheres da região principalmente nesse momento de pandemia que aumentou a situação de violência doméstica. Fizemos uma mobilização na região e atingimos hoje o nosso público alvo e vimos a necessidade de ter esses serviços disponíveis e hoje percebemos a participação das mulheres desde o atendimento psicossocial até os serviços de testagens”, pontuou a Assistente Social Laise Campos.

A palestra de enfrentamento à violência doméstica foi conduzida pela Coordenadora da Casa Abrigo Mulher Viva, Ana Cleide e a Promotora de Justiça, Romana Vieira. “A palestra é  um momento de visibilidade de mostrar como a violência surge e podemos trabalhar desde os fatores à prevenção e também  trabalhamos a cultura para que possamos enfrentar a violência além de informarmos onde a mulher pode buscar ajuda”, destacou Ana Cleide.

“Estamos colocando os nossos serviços de saúde à disposição  para comunidade para mostrar que estamos juntas no enfrentamento à violência doméstica em todos os segmentos  sociais. A nossa sala de saúde apoia para mostrar que estamos na disposição de acolher todas as mulheres e nesta área hoje temos mais de 600 famílias que desenvolvem um trabalho de conscientização do enfrentamento à violência doméstica e hoje atingimos mais da metade”, destacou a vereadora  Valderline Ferreira.

O ônibus lilás é uma unidade móvel de atendimento psicossocial, assessoria jurídica  e informações de enfrentamento â violência doméstica através de palestras e rodas de conversas.

Jogo do Poder

Fonte: CCom