Geral Municipios Política

Ônibus Lilás leva serviços para população de São João do Arraial

Nesta semana, os serviços do Ônibus Lilás foram realizados no município de São João do Arraial, na comunidade do Sindá, na escola municipal Mariano de Oliveira, alcançando as mulheres nas localidades de São José Faveira, Guerreira Trindade, Terra Preta e Cabaceiro.

Foi realizada uma solenidade de abertura com a presença da prefeita Vilma Lima, Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres, Francisca Nascimento, Vice-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Antônia Rodrigues, Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu- MIQCB, Helena Gomes, Conselheiras Tutelares, Kivia Santana e Flávia Oliveira, secretária Municipal de Saúde, Alcioneide Gomes, Secretária de Educação, Rosinha Lima, Diretora da UBAS, Socorro Barbosa, vereador e secretário de Agricultura, Ilson Carvalho, vereadores Miguelzinho Rodriguez e Hélio Santana, Diretora Interinstitucional e Ações Temáticas da CEPM, Lidiane César e Coordenadora de Diversidade, Brenda Félix.

Foram disponibilizados os serviços de saúde com atendimento médico, vacina de prevenção de Covid-19, nutricionista, teste rápido ( HIV, sífilis e Hepatite ), PAA pressão e glicemia.

A Secretaria de Agricultura Familiar realizou o cadastro e a atualização do Bolsa família, Documentação RG e promoveu diálogo com a Assistente social, Conselho tutelar e SCFV. Além disso, houve espaço de embelezamento feminino com o corte de cabelos, hidratação e manicure e diálogo sobre o enfrentamento à violência doméstica, lei do coco babaçu, beneficiando as mulheres da região.

“Nosso município que tem aproximadamente 10 mil habitantes recebe hoje o Ônibus Lilás reunindo todas as secretarias municipais, sindicato dos trabalhadores, Governo, por meio da Coordenadoria de Mulher, para realizar o não violência doméstica na chapada da Sindá. Esse momento vai permitir que as mulheres possam falar de violência doméstica e saber os canais de acolhimento. Passamos o ano todo realizando campanhas em prol das mulheres em diferentes perspectivas e essa é mais uma ação que fortalece as mulheres do município e região, declarou a prefeita Vilma Lima

“Agradecemos essa parceria e é uma satisfação fazer parte deste trabalho, pois é a primeira vez que o Ônibus Lilás veio foi para a comunidade de Marajás e agora chegamos à chapada da Sindá e vemos o quanto é importante as mulheres do campo empoderar-se e, principalmente, saber dos seus direitos. Essa ação estimula as mulheres a terem coragem de realizar uma denúncia que vem para um serviço e logo estará conversando sobre violência e isso ajuda muito para criação de forças. Estamos oferecendo diversos serviços no sindicato e principalmente informando que as mulheres podem e devem denunciar qualquer tipo de violência doméstica”, pontua a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônia Rodrigues

“Somos um município que vem se destacando no Estado, pois hoje temos a primeira prefeita mulher e isso representa muito e na sua gestão foi criada a Coordenadoria Municipal de Mulheres para trabalhar as políticas específicas para as mulheres. Essa parceria feita pela CEPM e a prefeitura de São João do Arraial mobiliza todas os moradores do município melhorando a qualidade de vida da região através de informações sobre a Lei Maria da Penha”, disse o vereador e secretário de Agricultura, Ilson Carvalho

Dona Bárbara de Sousa, de 58 anos , destacou que veio participar da programação do Ônibus Lilás para fazer os exames e escutar as palestras. “Como moro na zona rural, demoro vir à cidade e estou gostando muito da ação e dos profissionais. Estou agradecida de poder tomar a vacina da covid-19, pois tinha perdido as datas e agora estou protegida”.

Jogo do Poder

Fonte: CCom