Geral Municipios Política

Obras do PRO Piauí no hospital regional de Uruçuí melhoram serviços na região

O Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde (HRSDA), localizado no município de Uruçuí, é referência em urgência e emergência no território dos Tabuleiros do Alto Parnaíba. A unidade é um dos hospitais do estado que está inserido no programa de investimentos PRO Piauí na área da saúde, tendo a finalidade de estruturar e fortalecer os serviços de saúde pelo estado como um todo. Dessa forma, a unidade passará por obras para melhorar a qualidade do serviço prestado a população da região.

As obras têm a previsão de serem concluídas em abril de 2021 e irão influenciar em todo o fluxo de pacientes que chegam até a unidade. Serão construídos os setores de Urgência e Emergência que contarão com uma sala de recepção, sala de observação com seis leitos, sala de classificação de risco, sala de inalação, consultório geral, consultório obstétrico, consultório de pediatria, consultório de assistência social, sala de trauma com dois leitos, sala de procedimentos invasivos e sala de raio x.

Além disso, também serão feitos uma central de gases medicinais, área de embarque e desembarque de ambulâncias, central de resíduos sólidos, necrotério, deposito de materiais e equipamentos, posto policial, caixa d’água, grupo gerador, central de GPL, rede de gases, rede de combate a incêndios e um espaço administrativo.

O diretor geral da unidade, Patrick Costa, destaca que os benefícios vão melhorar o atendimento da população da região que depende dos serviços da unidade. “Um ambiente moderno, adequado e mais seguro que terá uma melhoria dos fluxos de atendimento intra-hospitalar. Será garantida uma melhoria na qualidade e ampliação dos serviços de saúdem ofertados no hospital, gerando assim um fortalecimento da atenção especializada na região. Tudo isso é um ganho para a população e para a rede estadual de saúde”, destacou.

Atualmente, a unidade conta com 45 leitos, dos quais 17 estão voltados para o atendimento de pacientes com Covid-19 e os outros 28 leitos para os demais áreas de trabalho da unidade. Ao final das obras, o HRSDA contará com um total de 60 leitos.

Redação