Destaques Geral Municipios

Obra da Adutora de Padre Lira entra na reta final

A construção da Adutora Padre Lira, importante obra do Governo do Piauí que vai levar água tratada à cerca de 12 mil pessoas que vivem na região do Semiárido, entra na reta final e deve ser concluída em seis meses. A previsão é do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), responsável pelo trabalho, que informou que as equipes já atuam na implantação dos últimos 14 km do sistema adutor, em direção à sede da cidade de Dom Inocêncio.

A obra foi retomada em 2020 e, desde então, o IDEPI concluiu a Estação de Tratamento de Água, que tem capacidade de 72 m³ de água por hora; e instalou toda a rede elétrica para atender o funcionamento do sistema. Somente com essas obras complementares, essenciais para que a adutora comece a operar, foram investidos R$ 1,8 milhão. Além disso, dos 50 km de extensão total do sistema, 36 km estão prontos, assim como um reservatório em concreto armado com capacidade de armazenar 400m³ para distribuição de água tratada.

“A adutora é uma obra de grande magnitude que vai impactar diretamente no combate à seca, garantido água nas casas de centenas de famílias que sofrem com problemas no abastecimento. Além do consumo e das atividades domésticas, essas pessoas contarão com água para a agricultura e a pecuária, importantes fontes de geração de renda das comunidades da região”, destaca o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral. Ele reforça que esta foi uma das obras estruturantes que o órgão conseguiu retomar mesmo com a crise da pandemia.

O abastecimento da Adutora Padre Lira será pelo Reservatório Jenipapo, localizado na cidade de São João do Piauí, que represa água do Rio Piauí. O sistema contará ainda com duas estações de bombeamento, estações elevatórias e bebedouros para animais. Na retomada do projeto, ficou estabelecida a ampliação das unidades de reservatórios de fibra, com capacidade para 15 mil litros. Ao invés de 10, serão instalados 18 desses reservatórios para atender a demanda de abastecimento das comunidades da região.

O investimento total na obra chega a R$ 16,8 milhões, sendo os recursos provenientes do Tesouro Estadual e do Orçamento Geral da União.

Jogo do Poder

Fonte: Idepi