Geral Local Política

OAB-PI: Candidatos da oposição ameaçam reeleição de Celso Barros

A reeleição do advogado Celso Barros Coelho Neto, que se mostrava como certa até bem pouco tempo atrás, sofre um revés e á ameaçada por dois outros competidores: Carlos Henrique e Nara Letícia, que, se decidirem se unir, transformam-se em dupla imbatível nas eleições para a nova direção da Seccional Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI).

Pesquisa do Instituto Amostragem, realizada no período de 30 de julho a 3 de agosto, ouvindo 400 advogados, mostra que, embora Celso Barros ainda lidere a corrida eleitoral para o comando da OAB-PI em mais um período, estagnou-se e teve aumentada a sua rejeição, permitindo uma aproximação ameaçadora de Carlos Henrique e Nara Letícia, que disputam de forma separada. Mas somando os votos dos dois, o atual presidente da instituição não lograria êxito na eleição.

Outro candidato, Raimundo Jr., também concorre, embora sofra com grande margem de rejeição. Pelos cálculos já feitos pelos organizadores das campanhas dos candidatos, a soma de dois da oposição é suficiente para derrotar Celso Barros. O que mais chama a atenção do grupo do atual presidente é que Carlos Henrique e Nara Letícia são amigos e aliados de longa data, acendendo a luz amarela do candidato da situação. Além disso, a dupla tem trânsito tranquilo tanto na oposição como na situação.

De acordo com o Instituto Amostragem, Nara Letícia tem baixa rejeição, sendo a candidata com mais potencial eleitoral para enfrentar Celso Barros, atual presidente da Ordem. A eleição está marcada para novembro.

Os números apontam que Celso Barros tem rejeição de 24,25%; Raimundo Jr. é rejeitado por 21,5% da categoria, Carlos Henrique, 11,5%, e Letícia, 9,25%. Os três grupos de oposição já estariam debatendo para saber quem vai disputar diretamente com Celso Barros.

De acordo com a pesquisa do Amostragem, Celso Barros ainda lidera a corrida eleitoral. Num primeiro cenário, na pesquisa estimulada, ele aparece com 44% das intenções de voto. Nara Letícia aparece em segundo lugar, com 34,75%. Não sabem e nem opinam, 11%. Votariam nulo ou branco, 2,25%. Não votariam em nenhum dos dois, 8%.

Em outro cenário, Celso Barros tem 46,5% e Carlos Henrique, 34,5%. Não sabem e nem opinam, 12,75%. Votaria nulo ou branco, 1,75%. Não votariam em nenhum dos dois, 4,5%.

No terceiro cenário, o atual presidente aparece com 49,5% e Raimundo Jr., 30,5%. Não sabem e nem opinam, 11,%. Votaria nulo ou branco, 1,25%. Não votariam em nenhum desses dois, 7,5%.

Jogo do Poder

Related Posts