Local

No encerramento do Hospital do Verdão, governador anuncia que certificados dos profissionais valerão como prova de títulos

O governador Wellington Dias encerrou, nesta quinta-feira (20), as atividades do Hospital de Campanha Estadual (HCE), estruturado no Ginásio Dirceu Mendes Arcoverde – o Verdão. A queda nas internações e o controle da Covid-19 no Piauí possibilitaram a finalização dos atendimentos com sucesso no hospital. Na oportunidade, ele ainda anunciou que enviará um projeto para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para que os certificados entregues aos profissionais que atuaram no hospital possam valer como prova de títulos.

“Quero propor à Assembleia Legislativa que esses certificados, em qualquer processo seletivo no estado, sejam contados como prova de títulos. São heróis e heroínas os que aceitaram trabalhar para salvar vidas nesse período. É algo muito além e acho que todos os piauienses concordam comigo”, disse Wellington Dias.

Depois que quase três meses de funcionamento, 402 pacientes atendidos e 394 altas, o HCE termina sua missão com 98% de êxito no atendimento humanizado dos pacientes e colaboradores. A diminuição da ocupação de leitos nos hospitais da rede pública foi determinante para a decisão de fechamento do hospital de campanha.

Segundo o governador, o hospital de campanha cumpriu sua missão. “Daqui, fizemos um atendimento direto a centenas de pacientes, seja em leitos clínicos ou em salas de estabilização, vidas foram salvas. No Hospital de Campanha do Verdão, por meio de sua equipe, por telemedicina, pelo uso da ciência, foi possível também salvar outras vidas que fizeram tratamento em casa, pois essa unidade ajudou para que o Piauí não tivesse colapso na rede de saúde. Então, hoje, estamos desmobilizando uma unidade que cumpriu com sua missão de salvar vidas”, disse Wellington.

“Foi um grande desafio, mas os números por si só falam mais alto e hoje, diferente daquele primeiro momento da inauguração, que era um momento que estávamos enfrentando o desconhecido, com toda aquela tensão, estamos aqui em uma data festiva, porque temos muito o que comemorar: tivemos uma taxa de 98% de sucesso, um número expressivo, bem superior aos números do Nordeste e do Brasil. Então, é motivo de orgulho, satisfação e a sensação de dever cumprido, esse é o nosso sentimento”, declarou o diretor do Hospital de Campanha do Verdão, Jefferson Campelo.

Redação