Destaques Geral Local Política

Na Estrada: estudantes reforçam conteúdos em revisão

A menos de 60 dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes da rede pública de ensino seguem em ritmo acelerado na preparação para a prova presencial nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. Nesta sexta-feira (24), foi a vez dos estudantes matriculados nas escolas que fazem parte da 20ª Gerência Regional de Educação – GRE (Teresina Nordeste) acompanharem o reforço das habilidades cobradas no Enem.

A revisão foi realizada no Ceti Monsenhor Raimundo Nonato Melo, com os conteúdos relacionados às disciplinas de Linguagens, Física, Biologia, Química, Ciências Humanas, Thiago Ramos e Redação ministradas pelos professores Marília Ferreira, Élisson Araújo, Hamanda Soares, Matemática, Márcio Jean, Feijão e Francisco Rufino, respectivamente.

No início dos estudos, a palavra de incentivo aos estudantes foi dada pelo secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, que acompanhou a revisão na gerência. “O Pré-Enem Seduc segue Na estrada e estamos com uma caravana cobrindo todas as gerências regionais e levando, além dos conteúdos, nos preparatórios para os estudantes, uma mensagem de engajamento e de que acreditamos em nossos estudantes que passarão na universidade. Aqui, na revisão da 20ª GRE, encontramos um espaço repleto de alunos com foco e olhar atento ao conteúdo dos professores e certamente irão conquistar a vaga no Enem”, afirmou o secretário.

A 9ª edição do preparatório Na Estrada, iniciativa que vai ao encontro dos alunos nas sedes das GREs, já percorreu as três Gerências em Teresina, além dos municípios de Paulistana (17ª GRE), São João do Piauí (12ª GRE), São Raimundo Nonato, Oeiras (8ª GRE), Valença (7ª GRE) e Regeneração (6ª GRE).

Wellington Soares, coordenador do Pré-Enem Seduc, fez um balanço geral de todas as revisões presenciais, falando sobre o projeto Redação Nota 1000.

“Iniciamos o Pré-Enem Na Estrada e tem sido um verdadeiro sucesso por onde passamos, geralmente reunindo em torno de 100 alunos, seguindo orientações da Secretaria da Saúde (Sesapi). O resultado (nas revisões Pré-Enem Seduc) está sendo o melhor possível, pois encontramos alunos entusiasmados, esperançosos na aprovação do Enem e com a nota máxima, que é uma meta do projeto Redação Nota 1000. Já conseguimos aprovação de estudantes nos cursos mais concorridos e está faltando conseguirmos esta nota máxima e acredito que neste Enem iremos alcançar”, declarou.

A interação entre professores e estudantes é um diferencial durante a revisão Na Estrada. No intervalo das aulas, os estudantes participam de sorteios dos livros mediante a participação com desafios de conhecimento, a declamação de poemas e até mesmo cantando. Foram entregues ainda os materiais didáticos e o lanche aos 100 estudantes que acompanharam a revisão.

A gerente da 20ª GRE, Luisa Vieira, destacou que a vinda dos professores ao chão da escola é fundamental para engajar os alunos na reta final de preparação para o Enem. “Estamos realizando mais uma etapa da preparação para os estudantes com a revisão presencial Na Estrada aos estudantes da 20ª GRE que fizeram inscrição no Enem. Então, este momento do retorno presencial deles e contato com os professores é importante para que motive mais ainda os alunos que estão no momento de distanciamento e trazê-los para o presencial é fundamental para que haja engajamento e sucesso no Enem”, disse.

Cristiane Ibiapina, coordenadora pedagógica do Ceti Monsenhor Raimundo Nonato Melo, espaço que recebeu os estudantes, também comemorou o encontro entre os professores que fazem parte do preparatório Pré-Enem Seduc e os estudantes. “Estamos felizes, pois este momento faz com que os alunos reforcem mais ainda tudo que eles estão vendo durante todo o ano nas escolas no curso do 3º ano do Ensino Médio e que eles possam tirar o máximo proveito para serem aprovados no próximo Enem”, pontuou.

O Pré-Enem Na Estrada continua a percorrer o Piauí levando o reforço de aulas para os estudantes, e  no próximo sábado (25) a edição será realizada no município de Campo Maior.

Jogo do Poder

Fonte: Seduc