Destaques Geral Local Política

Musicoterapia faz a alegria de pacientes e servidores do HUT

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) disponibilizou uma novidade para auxiliar na recuperação dos pacientes: a musicoterapia, com a proposta de oferecer um atendimento cada vez mais humanizado para pacientes, familiares, cuidadores e colaboradores, levando o canto e música instrumental para os internados nos postos, enfermarias e para os servidores e acompanhantes em áreas de convivência da unidade.

A frente da ação está o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) que nessa edição contou com músicos e instrumentistas voluntários do projeto Música em Movimento. “O principal benefício é trazer momentos de reflexão, melhora do humor e de relaxamento no restabelecimento de funções físicas, mentais e sociais no atendimento ao usuário SUS”, resume à assistente social e coordenadora, Osfrany Martins.

Os pacientes se emocionaram bastante com a edição dessa quarta (22). “Muito bonita a homenagem, gostei muito do projeto. Me trouxe um sentimento bom ouvir essas músicas e saber que tem pessoas cantando para gente”, disse Noemi dos Santos, de 22 anos, paciente da clínica ortopédica.

Para o diretor geral do HUT, Fábio Marcos, “A música desperta emoções e estimula o bem-estar, sendo muito importante no processo de recuperação do paciente e uma boa forma de mudar o clima dentro da unidade, trocando a apreensão e a tristeza causadas pela doença por um sentimento de esperança e alegria e tranquilidade”, conclui.

Estudos apontam que o ato de se expressar por meio da música ajuda a melhorar a frequência cardíaca e respiratória e se mostra muito eficaz contra os sintomas de ansiedade e depressão.
A técnica é uma combinação entre arte e saúde e serve para promover comunicação, expressão e aprendizado, favorecendo o relacionamento entre profissionais e pacientes.

Fotos: Ascom HUT

Fonte: Ascom HUT