Destaques Geral Local Política

Merlong Solano: Ciro Nogueira não tem coragem de assumir suas motivações reais para mudar de lado

O deputado federal Merlong Solano, do PT-PI, fez duras críticas ao senador piauiense Ciro Nogueira, do Progressistas, que chegou a dizer em entrevistas que o presidente Jair Bolsonaro se assemelha muito ao ex-presidente Lula. “Não, senador, assim não dá! Se não tem coragem de assumir suas motivações reais pra mudar de lado, pelo menos não cometa mais essa injustiça com o Lula do Brasil”, declarou o deputado petista.

Para Merlong Solano, Ciro Nogueira fica tentando justificar sua capacidade de mudar sempre de lado rapidamente, tal como fez com a então presidenta Dilma Rousseff. Segundo o deputado, Lula se tornou uma referência mundial de estadista, enquanto Bolsonaro é uma piada internacional.

E fez outras comparações: “Com Lula, o salário mínimo subiu sempre acima da inflação; enquanto Bolsonaro retomou a política de arrocho salarial dos tempos da ditadura. Lula respeitava e valorizava a ciência; Bolsonaro incentiva o obscurantismo, mesmo à custa de milhares de vidas para a Covid-19”, assinalou.

O deputado lembrou ainda do trabalho que o ex-presidente Lula na área do meio ambiente. “Com Lula presidente, o Brasil se tornou referência positiva em matéria de políticas de defesa do meio ambiente; com Bolsonaro, a Amazônia e o Pantanal ardem em chamas em razão do desmatamento ilegal, enquanto os órgãos ambientais são impedidos de fazer seu trabalho”, disse.

“Com Lula presidente, a educação e a saúde foram valorizadas com sucessivos aumentos de orçamento; enquanto Bolsonaro segue apegado ao fundamentalismo neoliberal que mantém a política de cortes orçamentários mesmo em áreas essenciais, beneficiando apenas os banqueiros que assim têm garantidos recursos para a rolagem da dívida pública”, acrescento Merlong Solano.

Recordou ainda o deputado que Lula foi decisivo para o bem-estar do povo nordestino, região que, de acordo com o parlamentar, cresceu acima da média do Brasil. “Com Bolsonaro, o Nordeste, o Piauí e o Brasil inteiro amargam a maior crise econômica da história e o mais elevado nível de desemprego, sem que o governo federal apresente qualquer iniciativa para enfrentar o problema”, denunciou.

“Com Lula presidente, o Brasil reduziu as desigualdades sociais e respirou um clima de esperança e solidariedade; com Bolsonaro, o Brasil volta a ser campeão da desigualdade e vive sufocado pela intolerância”, sublinhou o deputado através de suas redes sociais. Para o deputado, o senador Ciro Nogueira comete uma grande injustiça ao comparar Bolsonaro a Lula.

Redação