Destaques Geral Local Política

#MeninasOcupam: adolescente que sonha em ser enfermeira é Diretora da FMS por um dia

Rayllana, de 18 anos, mora na Zona Rural de Teresina e sonha em ser enfermeira. Nesta sexta-feira (8), ela foi Diretora da Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A jovem fez parte da campanha “Meninas Ocupam”,  uma realização da ONG Plan International através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM). A campanha acontece mundialmente, em torno de 70 países, e na capital vai acontecer durante todo o mês de outubro, em alusão ao Dia da Menina.

Na sua manhã como Diretora simbólica, Rayllana contou que desde que sofreu um acidente que fraturou sua perna, se interessou cada vez mais pela área médica. “Ajudar as pessoas, ajudar as meninas – principalmente – é uma das minhas metas para um mundo melhor”, ressalta a adolescente. “Ser diretora por um dia vai me trazer um bom aprendizado. Significa dizer que consigo”, complementa.

Durante a visita, Raylanna sugeriu ações voltadas para combater a pobreza menstrual. Entre as medidas, ela cita projetos na distribuição de absorventes para meninas da zona Rural de Teresina e a construção de projetos que possam orientar essas meninas. As sugestões foram ouvidas pela Diretora  Laurimary Caminha e a Articulação da SMPM.

A Secretária Karla Berger pontua que esse momento é pertinente por gerar um contato com as meninas para saberem o que a nova geração pensa sobre as políticas para mulheres e formas de trazer melhorias para equidade e combate às violências de gênero. “É pertinente esse momento. São jovens múltiplas, com ideias e demandas diferentes. É um momento único e que ajuda na criação dos nossos projetos”, destaca Karla.

A Campanha “Meninas Ocupam” acontece desde 2016, realizado pela Plan International. A ONG tem como parceira a Prefeitura de Teresina, com a ocupação de cargos públicos em diversas repartições públicas e privadas.

Sobre a Plan International

A Plan International é uma organização humanitária e de desenvolvimento não governamental e sem fins lucrativos, que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. A pobreza, violência, exclusão e discriminação ainda são problemas sociais que mais afetam no mundo, por isso, a ONG atual para proteger os direitos de meninas em situação vulnerável.

A ONG chegou ao Brasil em 1997 e, desde então, vem se dedicando a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social.

Jogo do Poder

Fonte: FMS