Geral Municipios Política

Meninas do Movimento #MeninasOcupam tomam posse em cargos da Prefeitura Municipal de Caxias (MA)

O movimento #MeninasOcupam, chegou à Prefeitura Municipal de Caxias nesta sexta-feira (22). O movimento criado pela Plan International, agora é desenvolvido como uma política pública municipal em Caxias (MA), por meio da Coordenação Municipal da Juventude, ligada à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O movimento das meninas têm sido impulsionado no mundo inteiro por Malala Yousafzai, a ativista paquistanesa, que luta pelo direito das meninas de irem à escola inspirando outras meninas a buscarem seus espaços. Na solenidade todos os cargos da gestão municipal foram ocupados pelas meninas em um ato simbólico ocorrido no auditório da Prefeitura Municipal de Caxias (MA).

1. Maria Joaquina, ocupou o cargo de Prefeita, no lugar do Prefeito Fábio Gentil.
2. Beatriz Carolina, ocupou o cargo de vice-prefeita, no lugar de Paulo Marinho Júnior.
3. Giovana Eliazar, ocupou o cargo de chefe de gabinete, no lugar de Lycia Waquim.
4. Mariele Ribeiro, ocupou o cargo de Secretária de Governo, no lugar de Amanda Gentil.
5. Ana Carolina Mendes, ocupou o cargo de Secretária Municipal da Mulher, no lugar de Márcia Marinho.
6. Glenda Yasmim, ocupou o cargo de secretária adjunta de Articulação Política, no lugar do Sargento Moisés.
7. Ana Caroline, ocupou o cargo de Secretária de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, no lugar de Léo Barata.
8. Maria Letícia, ocupou o cargo de Secretária Municipal de Indústria e Comércio, no lugar de Williams Maranhão.
9. Emanuele Cristina, ocupou o cargo de Secretária Municipal de Finanças, Planejamento e Administração, no lugar de Manoel José.
10. Égila da Silva, ocupou o cargo de Secretária Municipal de Infraestrutura, no lugar de José Miguel.
11. Mariane Cantanhede, ocupou o cargo de Secretária Municipal de Segurança, no lugar do Sargento Mesquita.
12. Kelly Maria, ocupou o cargo de Secretária Municipal de Saúde, no lugar de Mônica Gomes.
13. Fátima Betânia, ocupou o cargo de Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), no lugar de Ana Célia Damasceno.
14. Larrainy Cristina, ocupou o cargo de Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), no lugar de Ana Lúcia Ximenes.
15. Evelin Lopes, ocupou o cargo de Secretária Municipal de Agricultura, Pesca e Agronegócio, no lugar de Luciana Soares.
16. Liliane Conceição, ocupou o cargo de Secretária Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, no lugar de Pedro Marinho.
17. Ticiane Mascarenhas, ocupou o cargo de Secretária Municipal do Trabalho e Economia Solidária, no lugar de Fause Simão.
18. Mariana Steffânnya, ocupou o cargo de Comandante de Chefe de Instrução do Tiro de Guerra (TG), no lugar de Francisco Albeci.
19. Jamile Nascimento, ocupou o cargo de Coordenadora do SAMU, no lugar Rita Paz.
20. Maria Andreza, ocupou o cargo de Comandante da Guarda Municipal, no lugar de Willan Carvalho.

“Eu estou muito feliz. Hoje estamos aqui para representar as meninas que estão sofrendo assédio on-line e que também são vítimas de fake news. É muito importante esse momento, pois protege os direitos das meninas”, diz Maria Joaquina de 8 anos, menina que ocupou o cargo de Prefeita de Caxias (MA).

“É muito importante esse projeto. Acredito que nós podemos e devemos correr atrás dos nossos direitos e ocupar cargos políticos em igualdade”, frisa Beatriz Caroline, menina que ocupou o cargo de vice-prefeita.

“Isso mostra que as meninas podem estar onde quiser. As vezes somos criticadas até pela roupa que vestimos. Toda mulher tem direito ao respeito e liberdade”, lembra Giovana Eliazar Coelho, menina que ocupou o cargo de chefe de Gabinete.

“Temos que colocar na cabeça que as meninas podem estar onde elas quiserem”, destaca Mariele Ribeiro, menina que ocupou o cargo de Secretária de Governo.

“É importante para inspirar outras meninas a serem o que elas quiserem”, frisa Ana Carolina, menina que ocupou a Secretaria de Políticas para as Mulheres.

“Continua sendo um movimento pelo Brasil através da Plan, aqui em Caxias queremos dar uma cara mais municipal. Pode parecer uma pequena ação, mas provoca grandes transformações na cabeça dessas meninas e de quem cede este espaço”, frisa Kátia Braga, coordenadora municipal da Juventude.

“Eu como menina aos 22 anos, ocupando um cargo de importância na Prefeitura de Caxias, mostra que nós mulheres temos responsabilidade. Nós mulheres somos metade da população brasileira, e por que não estamos em posição de liderança? Nós somos capazes e iremos lutar. Nós podemos ocupar cargos de importância na sociedade”, frisa Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

“A Prefeitura é de vocês. A participação feminina ainda é muito baixa na política brasileira. Têm sido feitas várias regras de incentivo, mas a mulher ainda precisa ocupar mais espaço. Esse espaço pode ser ocupado por vocês. Eu tenho o orgulho de ser filho da única mulher que foi prefeita da cidade, Márcia Marinho”, destaca Paulo Marinho Jr, vice-prefeito.

“O município de Caxias dá o exemplo fazendo isso, dando o espaço. Nós vamos definir que a Prefeita possa vir um dia com o seu grupo despachar conosco, para que vocês entendam o que pode e o que não pode. Para que todas entendam quais são as dificuldades, e juntos possamos encontrar as soluções. Quero dar os parabéns a cada uma das meninas e dizer que a Prefeitura de Caxias está sempre à disposição delas”, destaca Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Após receberem o termo de posse, as meninas presenciaram o primeiro ato da Prefeita Mirim, Maria Joaquina , que foi empossar o Conselho Municipal da Juventude para o biênio 2021-2023, o primeiro conselho já eleito em prol da juventude caxiense.

Composição do Conselho Municipal de Juventude:

1. Samira Mayara da Silva Pereira e suplente Lisa Stéfany
2. Francijane Santana e suplene Domingos Junior
3. Rafael Medeiros e suplente Gustavo Henrique
4. Erlandson Azevedo e suplente Pedro Gabriel
5. Rita de Cássia e suplente Beatriz Aguiar
6. Paulo Henrique e suplente Geiciele Silva
7. Jonh Maycon e suplente Eline Araújo
8. Nadson Hans e suplente Paloma Maria
9. Naane Viana e suplente Meire Silva
10. Franciany Barradas e suplente Alailma Costa da Silva
11. Nitale Cardoso e suplente Juliana Barros
12. Jessica Nayara e suplente Mateus Siqueira

Apoiado pelo Selo Unicef, o movimento #MeninasOcupam, faz alusão ao Dia Internacional da Menina e o Dia Municipal da Menina, celebrados no dia 11 de outubro. Em 2021, cinco instituições estão sendo ocupadas: Câmara Municipal, Ministério Público Estadual, Prefeitura Municipal de Caxias (MA); Academia Caxiense de Letras (ACL), no dia 26/10 e na OAB Caxias (MA), no dia 29/10. Nesta edição, 70 meninas estão fazendo parte do movimento #MeninasOcupam.

Jogo do Poder

Fonte: PMC