Destaques Geral Local Política

Melhorias na Nova Ceasa oferecem melhor acesso e mais conforto para visitantes e feirantes

O maior centro de distribuição de alimentos do Piauí, a Nova Ceasa, recebeu melhorias de infraestrutura e lançou o projeto do Polo Atacarejo da Nova Ceasa e o galpão da Feira da Família Agricultora, nesta quarta-feira (3), totalizando cerca de R$ 2,8 milhões em investimento. A inauguração contou com a presença do governador Wellington Dias. Além disso, ainda este ano, será lançado o Banco de Sorrisos, uma clínica odontológica que completa a rede de serviços do Banco de Saúde e o Banco de Alimentos.

Uma das inaugurações desta quarta-feira foi a nova portaria que vai otimizar o fluxo de trânsito na região, por meio de um acesso pelo bairro Saci, além de 200 novas vagas de estacionamento em um ambiente amplo, arborizado e seguro. Também foi apresentado o galpão da Feira da Família Agricultora que disponibiliza, gratuitamente, espaços para comercialização de hortifrútis aos produtores da agricultura familiar da grande Teresina. Outra melhoria estrutural é a nova central de banheiros e fraldário climatizados e com acessibilidade para cadeirantes.

Para o diretor presidente da Nova Ceasa, James Andrade, essas melhorias geram mais oportunidades e estimulam os empresários, pois ali sentem a segurança de que tem um local para vender aquilo que produzem. “Isso cria um ecossistema, onde pode ser comercializado tudo, inclusive servindo de ponto de lazer para as famílias que vêm comprar o artesanato, por exemplo, e encontram de tudo aqui. Esse é o nosso projeto”, afirma James.

Atualmente, a Nova Ceasa gera 16 mil empregos diretos e indiretos e recebe mais de 10 mil pessoas diariamente, um aumento de 12% do que a média em 2017. Quase uma década atrás, a antiga Ceapi chegava a desperdiçar cerca de 14 toneladas de alimentos por mês, mas a realidade agora é outra: com a criação do Banco de Alimentos em 2018, quase o dobro dessa quantidade é doada para entidades filantrópicas mensalmente.

A Nova Ceasa passou por mudanças gradativas de infraestrutura, gestão, organização e investimentos com a implantação da PPP há pouco mais de quatro anos. “Nem no meu melhor sonho, eu imaginava chegar até aqui. Acompanhamos esse projeto desde o início, passamos por cinco audiências públicas e sabíamos quais eram os desafios. E eles não foram poucos, nem na estruturação da PPP e muito menos na execução. Mas ela está aqui, viva e pulsando”, comemora a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura.

Também foi inaugurado na Nova Ceasa um monumento construído pelo artista piauiense Braga Tepi que faz referência à Esfera Celeste de Paul Manship, localizada em frente à sede das Nações Unidas na Suíça, em homenagem ao reconhecimento da organização. “A melhor parceria público-privada do mundo, em critério internacional da Organização das Nações Unidas, é a Nova Ceasa de Teresina no nosso Piauí. Isso realmente é um marco que tem que ser destacado. Agradeço tanto o lado público, por meio da superintendente Viviane e sua equipe, e também o setor privado por meio do James que abraçou com muito carinho o plano de ação traçado na PPP”, diz o governador Wellington Dias.

Jogo do Poder

Fonte: Suparc