O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), unidade vinculada a Fundação Municipal de Saúde (FMS), recebeu, no último sábado (03), a capacitação em Ultrassom em Sala de Urgência/Emergência.
A atualização teve o apoio da Unidade de Educação (UEC) do HUT e aconteceu com a tutoria do Hospital Sírio Libanês por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em conjunto com o Ministério da Saúde.
A capacitação foi direcionada para os cirurgiões do pronto atendimento de trauma e tem ênfase em técnicas de ultrassonografia no paciente crítico em situações à beira do leito, para identificar lesões internas, principalmente torácicas e abdominais.
“A realização do curso vai melhorar a rotina do nosso atendimento, com diagnósticos precoces e otimizando o raciocínio clínico”, explicou o cirurgião geral Thiago Diniz, coordenador do trauma do HUT.
O diretor médico Ítalo Costa, destaca que “a incorporação desta técnica na rotina da emergência do HUT é uma importante ferramenta auxiliar, impactando diretamente no diagnóstico precoce e desfecho dos pacientes”, salienta.
Com uma gestão mais estruturada e atenta a melhoria contínua, o HUT vem sendo contemplado por projetos e iniciativas do PROADI- SUS desde 2021. A unidade de saúde que completou 15 anos recentemente, conta com 375 leitos, é a maior referência do Estado no atendimento de alta complexidade em ortopedia, traumatologia, cirurgia geral e mais cerca de 16 especialidades.
Fonte: HUT