Destaques Geral Local Política

Lavanderias Comunitárias são fontes de renda e serviços em Teresina

As lavanderias comunitárias de Teresina geram oportunidades de trabalho para mais de 200 famílias na capital, colaboram para uma prestação de serviço de qualidade e baixo custo para a comunidade, bem como contribuem para a realização de sonhos das mulheres que prestam seus serviços no local.

A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), através da Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina (Semest), coordena e apoia dez lavanderias comunitárias, dessas, duas foram reformadas, inauguradas e entregues à população no primeiro semestre de 2021. Neste ano, apesar das medidas restritivas para controle da covid-19, algumas lavanderias geraram de R$ 50 a R$ 80 mil por mês.

“As lavanderias comunitárias oportunizam trabalho e renda para mais de 200 mulheres diretamente. As lavadeiras prestam um serviço de qualidade e baixo custo para a população de Teresina. Muitas contam apenas com a renda como lavadeira e sustentam suas famílias”, ressaltou a secretária municipal de Economia Solidária de Teresina, Gessy Fonseca.

Através da atividade de lavadeira, muitas mulheres na Cidade têm sua fonte de renda e/ou promovem o sustento de suas famílias lavando, passando e engomando. A lavadeira Alda Soares, 58 anos, tem mais de três décadas na profissão criou os filhos e contribui para a criação dos netos lavando roupas.

“Eu vim do interior e comecei a trabalhar na lavanderia comunitária Morro da Esperança desde a sua inauguração. Daqui eu tiro toda a minha renda, criei meus filhos, ajudo a criar meus netos, pago minhas contas. Eu sempre fui o homem e a mulher da minha casa e graças, ao meu trabalho e a esse lugar eu consegui minha casa e tudo que tenho”, disse com satisfação a lavadeira.

Nas lavanderias comunitárias também há espaço para as “auxiliares”, muitas lavadeiras possuem uma clientela ampla e fiel e acabam por não conseguirem atender a demanda em todas as etapas do processo e recorrem às auxiliares para ajudá-las. Algumas lavam, outras engomam, e assim, além de conseguirem atender a demanda de clientes também oportunizam trabalho para outras mulheres.

Esse é o caso da Maria Pereira dos Santos, 48 anos, que trabalha há seis anos como auxiliar. “Nesses anos de trabalho, eu pude complementar a renda com a do meu marido, mantemos a casa e podemos fazer melhorias. Eu tinha um sonho de fazer o muro da minha casa e eu consegui. Também, ajudo minha filha a pagar a faculdade de jornalismo.” falou Maria Pereira.

A lavadeira Maria da Conceição Oliveira, a dona Ceiça, iniciou na lavanderia comunitária Santa Isabel como auxiliar, e com 15 anos de profissão criou as filhas, que hoje ajudam a mãe quando há aumento na demanda. “Minha renda é toda daqui, eu criei minha filhas, ajudo a criar minha neta, pago minhas contas. Tenho 20 clientes fixos, e com eles consigo uma renda mensal de cerca de R $2.500,00, eu sustento minha casa” ressaltou com alegria.

Vagas para lavadeiras

Em Teresina, a PMT arca com os custos de energia e água para as lavanderias que não possuem poços, e o cadastro é feito na própria lavanderia. As lavanderias entregues no primeiro semestre- Coronel Carlos Falcão e Vila Uruguai, zonas Sudeste e Leste, respectivamente, têm vagas disponíveis e quem tiver interesse é só entrar em contato pelo (86) 9 9512-4896.

Conheça nossas lavanderias comunitárias:

LAVANDERIA
ENDEREÇO

LAVANDERIAS
 
ENDEREÇOS
  • Morro da Esperança – Rua Amazonas, 2564, Marques
  • Três Andares – Rua Oriente s/n, Três Andares
  • Vila Nova – Rua 25 de agosto, 1049, Parque Piauí
  • São Pedro – Rua Murilo Braga, 820, São Pedro
  • Ladeira do Uruguai – Rua Julieta Neiva Nunes Com Rua 36 – Vila Ladeira do Uruguai
  • Planalto Ininga – Rua José Alves da Silva, 2330, Ininga
  • Planalto Uruguai – Av. Principal com a Rua 02, Planalto Uruguai
  • Santa Isabel – Rua Des. Fernando Sobrinho, 4742, Morada do Sol
  • Satélite – Rua Branca, 4040, Satélite
  • Coronel Carlos Falcão – Rua Santo Anastácio 4329 – 64079-085

Fonte: Semcom/Semest