Destaques Geral Local Política

Justiça eleitoral determina auditorias para pesquisas do Amostragem e Data O Dia

Nesta quarta-feira (21), o juiz eleitoral Thiago Brandão determinou que sejam feitas auditorias para as pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo Instituto Amostragem na terça-feira (20) e Data O Dia, nesta quarta-feira (21). A decisão saiu em menos de quatro horas após o requerimento à Justiça Eleitoral pela assessoria jurídica da Coligação Pra Cuidar da Nossa Gente.

A decisão autoriza que a coligação requerente tenha acesso a todos os dados para que possa ser feita a auditoria e uma pesquisa nos mesmos moldes para aferir se os números realmente condizem com a realidade.

De acordo com a assessoria jurídica, o requerimento foi feito pelo fato das pesquisas apresentarem um quadro totalmente dissonante do que se apresenta e uma discrepância nos resultados apontados em relação à outras pesquisas realizadas no mesmo período.

Dessa forma, a coligação entendeu que há fortes indícios de que as pesquisas não condizem com a realidade. “Contatamos os institutos para requerer os formulários e demais dados referentes às pesquisas. Infelizmente, o atendente do Instituto Amostragem informou que as informações não seriam disponibilizadas e também não obtivemos resposta do Instituto Data O Dia. Portanto, decidimos recorrer à Justiça Eleitoral. O Amostragem inclusive já foi intimado”, afirmou a assessoria jurídica da coligação.

Veja o processo

Decisão

Redação