Geral Internacionais Política

Itália vai relaxar regras em única região com restrições contra covid-19

A partir do próximo sábado (9), a Itália voltará a ter todas as suas 20 regiões no regime mais flexível de regras contra covid-19.

Segundo o secretário de Saúde da Sicília, Ruggero Razza, a ilha vai progredir da faixa amarela para a branca no próximo fim de semana devido à melhora dos índices epidemiológicos.

A Sicília está desde 30 de agosto na zona amarela, regime que obriga o uso de máscaras ao ar livre e estabelece um limite de quatro pessoas por mesa em restaurantes. Essas duas restrições deixam de valer na faixa branca.

“Nas últimas horas, falei com o ministro [da Saúde] Speranza, e a zona branca será imediata a partir de sábado, não de segunda-feira”, declarou Razza.

De acordo com as regras do governo, uma região regride para a zona amarela quando mais de 10% de seus leitos de UTI e 15% dos postos em enfermaria estão ocupados por pacientes com Covid.

Devido à evolução da situação epidemiológica, praticamente todas as atividades já foram reabertas na Itália, com exceção de casas noturnas, que seguem fechadas há mais de um ano. O governo discute atualmente um limite de público para permitir a retomada das discotecas.

Com quase 80% do público-alvo (pessoas a partir de 12 anos) totalmente vacinado, o país registra queda nas médias de casos e mortes desde agosto e setembro, respectivamente. Ontem a Itália contabilizou 3.235 contágios e 39 óbitos por covid.

Jogo do Poder

Fonte: Ansa