Geral Internacionais Política

Irã diz ter impedido Estados Unidos de capturar petroleiro no mar de Omã

O Irã anunciou, hoje, que abortou a captura, por parte da Marinha dos Estados Unidos, de um navio-tanque carregado com petróleo iraniano no Mar de Omã – anunciou a televisão estatal, sem especificar a data do incidente, ou a bandeira do navio.

Neste momento, multiplicam-se os esforços diplomáticos para reanimar um acordo internacional que ponha fim às sanções financeiras de Washington contra o Irã, as quais afetam seu setor petroleiro. Em troca, Teerã limitaria e daria mais transparência ao seu programa nuclear.

Segundo a emissora, em primeiro lugar, “os Estados Unidos detiveram um petroleiro que exportava petróleo iraniano e transferiram sua carga para outro petroleiro, o qual enviou para um destino desconhecido”.

Depois, “a Marinha dos Guardiães da Revolução, o Exército ideológico do Irã, apoiado por sua Força Aérea, capturou o navio”, disse a mesma fonte.

“As forças americanas voltaram a tentar bloquear a passagem do petroleiro, usando vários helicópteros e um navio de guerra, mas fracassaram de novo”, relatou.

A emissora disse ainda que “o petroleiro se encontra agora em águas territoriais iranianas”, mas não informou se a embarcação recuperada pelos iranianos é a que os americanos usaram para transportar o petróleo apreendido.

Jogo do Poder

Fonte: AFP