Destaques Geral Municipios Política

Interpi apresenta sistema Regina para cartórios de diversos municípios

A colaboração entre o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) com o Centro de Geotecnologia Fundiária e Ambiental (CGEO) resultou no aplicativo Registro de Informações Agrárias (Regina), o primeiro sistema digital do Brasil de encaminhamento e recepção de títulos para registro de forma digital de forma simples e rápida. O programa conecta, simultaneamente, o Interpi, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Piauí (Anoreg-PI) e qualquer cartório de registro de imóveis que esteja utilizando o sistema. O aplicativo também é inovador por ter sido desenvolvimento totalmente dentro do setor público estadual.

A ferramenta tecnológica foi lançada oficialmente pelo governador Wellington Dias, o diretor-geral do Interpi, Chico Lucas, e a diretora do CGEO, Grattyelle Teles, no final de junho deste ano.

Na tarde da última segunda-feira (1º), a diretora de Patrimônio do Interpi, Ana Letícia, e a diretora do CGEO, Grattyelle Teles, além de técnicos do CGEO, fizeram apresentação do sistema para mais um grupo de representantes de cartórios de municípios como Altos, Barras e Luzilândia, dentre outros.

Ana Letícia informou que a reunião, realizada em plataforma digital virtual, teve objetivo de mostrar aos participantes as funcionalidades e os benefícios da tecnologia, e mostrar, na prática, como cartórios e serventias extrajudiciais piauienses podem utilizar a ferramenta.

De acordo com dados da Diretoria de Patrimônio do Interpi, atualmente, o sistema Regina é alimentado com as informações dos perímetros de 241 assentamentos estaduais, sendo que, dentre esses, 25 estão 100% preenchidos com as informações geográficas e sociais de 2.307 beneficiários e seus respectivos lotes. O banco de dados também está alimentado com 15.854 processos, 7.443 imóveis e 5.279 títulos emitidos.

Conhecido como o “Pix dos Cartórios”, por sua revolução na agilidade dos processos de registros imobiliários, o sistema Regina vem sendo utilizado, desde seu lançamento, pela equipe do Interpi e por cartórios piauienses que já aderiram ao sistema.

Jogo do Poder

Fonte: Interpi