Destaques Geral Local Política

Instituto GP1: Dr. Pessoa 64,58% e Kleber 35,42%

O Instituto GP1 divulga nesta sexta-feira (27) a última pesquisa realizada antes do segundo turno, que aponta vitória do candidato Dr. Pessoa (MDB) com 64,58% dos votos válidos na disputa pela Prefeitura de Teresina. Seu adversário, Kleber Montezuma (PSDB), aparece com 35,42%.

Neste cenário são levados em conta apenas os votos válidos, ou seja, são excluídos da pesquisa os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. É o mesmo padrão utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Pesquisa estimulada

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Dr. Pessoa lidera a pesquisa com 51,50% da preferência do eleitorado. Já Kleber Montezuma fica em segundo lugar com 28,25%. A diferença do primeiro colocado para o segundo é de 23,25%.

Os que pretendem votar em branco ou anular o voto chegam a 9,92%, já os que não sabem ou não responderam somam 8,17% e os que disseram que não vão votar (abstenção) neste segundo turno são 2,17%.

Quase metade dos entrevistados rejeita o tucano

O candidato a prefeito de Teresina pelo PSDB, Kleber Montezuma, lidera pesquisa do Instituto GP1 com o maior índice de rejeição na disputa pelo Palácio da Cidade. Ele tem 46,08% e o seu adversário, o candidato do MDB, Dr. Pessoa, aparece com 25,83%. O segundo turno das eleições acontece nesse domingo (29).

Quem disse votar em nenhum/nulo/branco somou 13,75%. Já 12,33% afirmaram que não sabiam ou preferiram não responder em quem não votariam de jeito nenhum e 2% disseram que não vão votar (abstenção) no segundo turno.

Votos válidos

Pesquisa do Instituto GP1 também apresenta dados levando em conta somente os votos válidos, ou seja, sem considerar os eleitores que estão indecisos, os que não escolheram nenhum dos pré-candidatos, os que pretendem votar em branco ou ainda anular o voto nestas eleições.

Neste cenário, Kleber Montezuma continua como o mais rejeitado com 64,08% e Dr. Pessoa tem 35,92%.

Ficha Técnica

A pesquisa do Instituto GP1 foi realizada entre os dias 25 e 27 de novembro e ouviu 1.200 eleitores maiores de 16 anos. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada no dia 21 de novembro no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) com o número PI-02424/2020, sob responsabilidade da estatística Thaynara Thalessa Montesserrarte Almeida Sales de Araújo.

Dentre todos os institutos que realizaram pesquisas no segundo turno, o Instituto GP1 foi o que ouviu o maior número de eleitores. (Com informações GP1)

Redação