A instalação artística “A Teia”, em frente ao Theatro 4 de Setembro, ficará disponível para visitação até 10 de dezembro. O evento se estenderá até janeiro de 2022 e, em sua primeira edição, utiliza o Centro da cidade como campo de experimentação artística. Utilizando diversas linguagens artísticas, o CUIA tem a finalidade de transformar e ressignificar o Centro de Teresina, através de inovações estéticas, fazendo com que a população possa ter seu olhar ampliado sobre as possibilidades de uso do espaço urbano.
“A Teia” é uma obra do Arte Coletivo, duo artístico composto por David Andrade e Paulo Bastos. A obra foi elaborada com base em princípios ecos-sustentáveis em conexão com a arte contemporânea e alternativa do String Line, que consiste em uma arte com linhas e prego e é caracterizada por um arranjo de fios coloridos amarrados entre pontos para formar padrões geométricos ou desenhos representacionais.
A ideia do local foi sugerida pela curadoria do CUIA, Ronne da Cruz e Marcus Batista, com a proposta de uma instalação artística site-specific (obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado e tendo os seus elementos esculturais dialogando com o meio circundante para o qual a obra é elaborada).
A instalação “A Teia” busca criar uma interação com o Theatro 4 de Setembro, trazendo um novo foco para este que é um dos nossos mais belos cartões postais, criando novos olhares, perspectivas e questionamentos sobre a edificação e a cidade. Dessa forma, a obra possibilita uma relação diferente com o espaço que é tão convencional no nosso cotidiano e no nosso imaginário.
O superintendente das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, Roncalli Filho, ressaltou que o Cuia tem sido um importante parcería no projeto da Prefeitura de Teresina de revitalizar diversos pontos da cidade.
“O Cuia tem colabora com a Superintendência colocando a arte urbana nos espaços onde temos agido, levando reformas e melhorias. Ficamos muito felizes com isso, pois é uma forma de valorizar o trabalho de artistas locais e dar um embelezamento da nossa capital”, pontuou.
Fonte: PMC