Destaques Geral Local Política

Inscrições do programa de Inovação Aberta para soluções digitais no transporte de Teresina encerram dia 31 de março

Prefeitura de Teresina, através da Agenda Teresina 2030, departamento da Secretaria de Planejamento e Coordenação (Semplan), finaliza o processo de inscrições para o Desafio #moveteresina – Projeto de Inovação Aberta para Soluções Digitais no Transporte Público de Teresina no dia 31 de Março, através do site http://inscricao.observatoriodotransporteteresina.org/.

O projeto foi pensado para atrair a criatividade, inovação, iniciativas empreendedoras e habilidades no desenvolvimento ágil de projetos. O objetivo é atrair estudantes, professores e/ou pesquisadores; empreendedores e empresários do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), sobretudo Startups; comunicadores de T.I, inovação e empreendedorismo; profissionais da Área de T.I, design, engenharia, arquitetura e demais profissões que atuem em áreas similares para participarem da iniciativa.

“A proposta é aberta à colaboração de todos aqueles que acreditam poder contribuir para o exercício da cidadania com ideias e soluções para a melhoria da qualidade e eficiência do transporte público de Teresina, considerando o contexto atual e futuro na forma dos desafios estabelecidos”, explica Cíntia Bartz, coordenadora da Agenda 2030, departamento da Semplan.

As equipes participantes estarão focadas em gerar ideias e soluções orientadas através de mentorias e workshops, além de acumular experiências e capacitação em tecnologias digitais e em desenvolvimento ágil de projetos.

As demandas que precisam de solução foram estabelecidas através de um diagnóstico concluído ainda em 2020, como: Sistema de Informação em Tempo Real; Validação dos Dados do Sistema de Transporte; Medição dos Indicadores de Qualidade e Desempenho; Otimização da Rede de Transporte Público Coletivo; Certificação dos Serviços Prestados; Controle de Cartões com Gratuidade; Acompanhamento Financeiro dos Contratos.

Participando do projeto, as equipes terão a oportunidade de testar sua solução digital na grande Teresina, uma das principais capitais do Nordeste brasileiro. Terão financiamento de até R$ 60.000,00 para o desenvolvimento do protótipo por meio de contrato com a Systra, um grupo internacional de engenharia e consultoria na área de mobilidade que já realizou trabalho no Rio de Janeiro, Santiago (Chile) e Reino Unido. As equipes participantes também estarão focadas em gerar ideias e soluções orientadas através de mentorias e workshops, além de acumular experiências e capacitação em tecnologias digitais e em desenvolvimento ágil de projetos.