Geral Municipios Política

Iniciados atendimentos para homens na Campanha Novembro Azul em Caxias

No mês de novembro é realizada a campanha de prevenção e combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. A campanha tem como objetivo chamar a atenção desse público para a prevenção e os cuidados com a saúde.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação da Saúde do Homem, estima que durante a campanha serão realizados mais de 5 mil atendimentos voltados para o público masculino. Além disso, devem ser realizados aproximadamente 100 atendimentos durante os dias D, que vão acontecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Thiago Moreira, coordenador da Saúde do Homem, falou sobre a dificuldade de captar o público masculino para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “Desde o dia 1° de novembro, os agentes comunitários de saúde estão em campo tentando captar esse público. Eles estão adentrando desde as construções civis a outros setores de trabalho, devido à dificuldade de encontrar esses homens em casa, pois muitas das vezes já saíram para trabalho”, explicou.

O coordenador também destacou as ações que serão realizadas durante a campanha. “Fechamos parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA), para que os acadêmicos façam um ciclo de palestras sobre a prevenção e cuidados com o câncer. Vamos focar também no pré-natal para o homem. O Governo do Estado vai estar no município no dia 25 de novembro, fazendo atividade voltada ao câncer de pênis, que aumentou muito, além do câncer de próstata”, contou Thiago Moreira.

Jogo do Poder

Fonte: PMC