Destaques Geral Local Política

Hospitais da Prefeitura de Teresina estão há 24 horas sem fila de espera por leitos Covid

Há 24 horas está zerada a fila de espera por leitos Covid nos hospitais municipais de Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém 6 hospitais e a maternidade do bairro Promorar com atendimento a pacientes infectados com o coronavírus.

Nesses hospitais e maternidade são 273 leitos, sendo 214 clínicos e 59 são de UTI, com 39 no Hospital de Urgência de Teresina- HUT e 20 no Hospital do bairro Monte Castelo. Os dados sobre a ocupação dos leitos são monitorados, diariamente, pela Central de Regulação do Município e pelo Sistema Gestor Saúde.

Nesses hospitais, a maior redução na ocupação de leitos foi na Maternidade do Promorar, que tem 16 leitos e em apenas 3 existem pacientes, com taxa de ocupação de 18,80%. No Hospital do Buenos Aires que disponibiliza 22 leitos, 6 estão ocupados e a taxa é de 27,30%. No Hospital do Parque Piauí dos 18 leitos, apenas 5 estão ocupados e taxa é de 27,80%. No Hospital Mariano Castelo Branco (Santa Maria da Codipi) dos 31 leitos, só 13 estão com pacientes e a taxa de ocupação é de 41,90%.

No HUT dos 59 leitos clínicos a ocupação é em 34 leitos e dos 39 leitos de UTI a ocupação é em 35 com taxa de 89,70%. No Hospital do Dirceu dos 39 leitos clínicos são 25 ocupados e a taxa de ocupação é de 64,10%. Apenas o Hospital do Monte Castelo está com a maior taxa, pois dos 29 leitos clínicos estão 18 ocupados, registrando taxa de 62,10% e somente os 20 leitos de UTI estão com 100% de ocupação.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, analisa que muito esforço foi feito para chegar a esses índices satisfatórios. “A rede hospitalar de Teresina teve muita pressão por leitos no mês de abril e já constatamos que a vacinação está mostrando os resultados positivos com a redução dos casos de óbitos e de internações”, diz.

Aranucha Brito, enfermeira do Apoio Técnico da Gerência de Assistência Hospitalar da FMS, explica que uma equipe de profissionais monitora esses dados para que atender os pacientes. (Semcom)

Jogo do Poder