Destaques Geral Local Política

HGV realiza captação de órgãos e transplantes simultâneos

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou uma captação e dois transplantes de rins em uma ação simultânea. A iniciativa inédita aconteceu com três equipes especializadas numa ação conjunta. Somente este ano já foram realizados 40 transplantes de rins.

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, elogiou a atuação da equipe durante a ação. “Parabéns a essas equipes que fazem do nosso HGV cada vez mais humano e resolutivo em todas as áreas. É um orgulho para todos nós fazermos parte desse time. Precisamos cada vez mais vestir a camisa do nosso hospital”, destacou, entusiasmado, o gestor.

A captação, que começou na última terça-feira (7) e seguiu até a última quarta (8), após consentimento das famílias, foi realizada no próprio centro cirúrgico do HGV, onde aconteceram também os transplantes. Os doadores tinham entre 28 e 50 anos e foram vítimas de acidente vascular cerebral e acidente doméstico, respectivamente.

O coordenador do Centro Cirúrgico do HGV, Ronaldo José, disse que essa ação demonstrou grande capacidade técnica do hospital. “Ontem (8), realizamos uma captação e dois transplantes renais de forma simultânea com três equipes especializadas, mostrando a eficiência da equipe multidisciplinar, bem como o preparo para suprir todas as necessidades seja da captação ou dos transplantes”, explicou o enfermeiro.

O presidente da Fepiserh, Ítalo Rodrigues, destaca a relevância do Hospital Getúlio Vargas para uma área tão importante da saúde, que é o transplante de órgão. “O HGV tem uma capacidade resolutiva em todas as áreas e, especificamente na realização de transplantes, tem feito um trabalho de excelência, que tem salvado muitas vidas”, afirma.

Jogo do Poder

Fonte: Ascom HGV