Destaques Geral Local Política

Hackathon: Prefeitura de Teresina e Urban95 debatem desenvolvimento urbano para crianças

O segundo dia do Urban Hack Teresina 2030 foi marcado pelas palestras da rede Urban95, com foco na mobilidade de crianças e cuidadores da cidade, que prevê um desenvolvimento prático de ambientes já existentes, mas que incluam a sociedade desde a primeira infância. Além disso, os participantes fizeram uma visita guiada às instalações do Centro de Controle Operacional (CCO), que será gerido pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS), e tiveram um bate papo com o chefe do setor de Monitoramento da Superintendência, Danilo Araújo.

O Urban Hack Teresina 2030 tem a proposta de utilizar técnicas do urbanismo tático para oferecer aos usuários do transporte público de Teresina a oportunidade de testar soluções digitais que visam a melhoria do sistema. O projeto é uma organização do departamento Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan).

Durante as palestras em modelo híbrido com a equipe do Urban95, as discussões contemplaram conceitos práticos sobre mobilidade e urbanismo dentro de municípios, levando em consideração o grande volume de veículos, como também a indagação sobre o desenvolvimento urbano participativo de crianças dentro da sociedade que ocupa esse espaço.

“Eventos como este são importantes para criar uma consciência de sustentabilidade nesse grupo e proporcionar desenvolvimento que serve não apenas para nossa geração como também para as futuras“, conclui Cíntia Bartz, coordenadora da Agenda Teresina 2030.

As soluções digitais para melhoria do sistema de transporte público de Teresina que serão testadas na Urban Hackton Teresina 2030 estão em desenvolvimento e foram escolhidas através de um processo de inovação aberta do projeto Euroclima + Observatório do Transporte (https://observatoriodotransporteteresina.org/).

Urban95

A Urban95 é um programa que oferece suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância, implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância e promover ações de requalificação de espaços públicos, mobilidade para famílias, gestão de dados e melhorias de serviços para a primeira infância.

Centro de Controle Operacional (CCO)

O Centro de Controle Operacional (CCO) do município de Teresina contará com uma plataforma única de procedimentos de gestão integrada, englobando tecnologias de operação de trânsito e transporte, e será responsável pela gestão do sistema de monitoramento em tempo real de vias públicas, dos sistemas de segurança viária, detecção automática de incidentes, automação semafórica, pontos de informações, sistemas de informação ao usuário do transporte público e orientação de trânsito, ocorrências da Defesa Civil, do Samu e órgãos parceiros que poderão atuar juntos a Strans na operacionalização do Centro de Controle Operacional (CCO).

Jogo do Poder

Fonte: Semcom