Destaques Geral Municipios Política

Governo inicia nova expansão da Universidade Aberta do Piauí

A Superintendência de Ensino Superior (Supes) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na última segunda-feira (24), uma série de visitas a polos da Universidade Aberta do Piauí (Uapi) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB) a fim de retomar o monitoramento das atividades. Também foram verificadas novas escolas da rede estadual de ensino que serão contempladas com novos polos para a expansão do ensino superior no estado.

A visita foi realizada aos polos da UAB de Oeiras, Santa Cruz do Piauí e Regeneração e às escolas da rede estadual nos municípios de Wall Ferraz, São João da Varjota, Tanque do Piauí e Santa Rosa que serão contempladas na 3ª etapa de expansão da Uapi.

 

A política pública de levar Ensino Superior de qualidade na modalidade de ensino a distância é um dos eixos de trabalho do PRO Piauí Educação e isso impacta no acesso dos cidadãos à universidade em cidades distantes da capital. Ao todo são 120 polos das Universidade Aberta do Piauí (Uapi), além de 50 polos da UAB, sendo 37 gerenciados pela Seduc e 13 pela UFPI, IFPI ou pelos próprios municípios.

“Conversamos com os gestores sobre os trabalhos no ensino superior, mas aproveitamos, também, para falarmos sobre o apoio do Canal Educação e as ferramentas de mediação tecnológica para que as aulas remotas ocorram neste momento de pandemia. Os kits de mediação têm sido um suporte importante para as escolas”, explicou a superintendente de Ensino Superior, Lourdes Lopes.

Universidade Aberta do Piauí

A Universidade Aberta do Piauí tem como objetivo universalizar o Ensino Superior e promover qualidade por meio da educação a distância, um dos eixos do PRO Piauí Educação. A Uapi teve início em 2017, com a primeira etapa e a abertura de 60 polos. Em 2018, foi realizada a segunda etapa com a abertura de mais 60 polos, totalizando 120.

Atualmente, é ofertado o curso de Administração, mas o Governo do Estado está em fase de ampliação e, em breve, mais 62 municípios serão contemplados, além de estudar a possibilidade de oferta de novos cursos com Projeto de Lei 39/2020, que cria o Programa Universidade Aberta do Piauí (Uapi). Tudo vem sendo acompanhado pela Superintendência de Ensino Superior da Seduc, que dá todo o suporte e gerência às ações visando a garantir informação e qualidade aos alunos.

Jogo do Poder