Destaques Geral Local Política

Governo do Estado prorroga decreto de medidas restritivas até 28 de março; hospitais do interior 100% ocupados

O Governo do Piauí publicou o decreto nº 19.539 que prorroga medidas restritivas no Piauí até o dia 28 de março, próximo domingo. O objetivo é conter a propagação da Covid-19 nos 224 municípios piauienses.

A decisão foi tomada de acordo com avaliação epidemiológica e recomendações do Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública do Estado do Piauí (COE/PI).

“Esse decreto basicamente mantém as mesmas medidas durante a semana, o toque de recolher está mantido, por exemplo. De segunda até quinta as atividades podem funcionar respeitadas as regras estabelecidas nos protocolos e horários do decreto. Sexta, sábado e domingo ai nós teremos uma restrição muito maior. Só poderão funcionar aquelas atividades que estão destacadas no decreto. As atividades religiosas poderão funcionar presencialmente, apenas uma celebração por cada igreja com duração máxima de duas horas. Queremos restringir ao máximo a circulação de pessoas e, quem puder, fique em casa”, explicou o secretário de Governo, Osmar Júnior.

Medidas

Continuam suspensas as atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.

O comércio em geral poderá funcionar somente até as 17h e os shopping centers somente das 12h às 20h. A partir das 20h do dia 25 de março até as 24h do dia 28 de março de 2021, ficarão suspensas todas as atividades presenciais econômico-sociais, com exceção das atividades consideradas essenciais.

No domingo (28), o funcionamento das atividades religiosas presenciais deverá ser com público limitado a 30% da capacidade, não podendo a celebração ultrapassar duas horas de duração.

O toque de recolher fica compreendido entre as 21h e as 5h, do dia 22 ao dia 28 de março. Os órgãos fiscalizadores do estado irão acompanhar o cumprimento das medidas nas ruas e estabelecimentos.

Veja o decreto na íntegra

Hospitais do interior estão com 100% de leitos ocupados

Boletim da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado na noite deste domingo (21), revela que os hospitais do interior do estado estão com 100% dos leitos de UTIs ocupados. Um total de 13 hospitais regionais estão sem leitos para receberem novos pacientes.

Os óbitos e os novos casos continuam em alta, de acordo com a média móvel. No Piauí, em um dia foi registrado 625 casos confirmados e 15 óbitos pela Covid-19.

Dos 625 casos confirmados da doença, 335 são mulheres e 290 são homens, com idades que variam de um a 95 anos.

Seis homens e nove mulheres foram vítimas da Covid-19. Eles eram de Caraúbas do Piauí (60 anos), Joaquim Pires (81 anos), Picos (86 anos), São Raimundo Nonato (38 anos), Teresina (85 anos) e União (50 anos). Já as do sexo feminino eram das cidades de Batalha (67 anos), Beneditinos (62 anos), Castelo do Piauí (60 anos), Esperantina (83 anos), Floriano (66 anos), Oeiras (84 anos), Piripiri (73 anos), Teresina ( 72 anos) e Valença do Piauí (64 anos). Duas vítimas não possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 193.411 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.817 e foram registrados em 217 municípios.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.167 ocupados, sendo 735 leitos clínicos, 391 UTIs e 41 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 11.224 até o dia 21 de março de 2021.

A Sesapi estima que 188.427 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Campanha de vacinação

Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 131.760 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 43.982 a segunda dose.

Relação dos hospitais com 100% dos leitos ocupados:

Hospital Regional de Bom Jesus
Hospital Tibério Nunes (Floriano)
Hospital Deolindo Couto (Oeiras)
Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda – Parnaíba)
Hospital Justino Luz (Picos)
Hospital Chagas Rodrigues (Piripiri)
Hospital Senador Cândido Ferraz ( São Raimundo Nonato)
Hospital da Polícia Militar (Teresina)
HTI
Hospital do Monte Castelo
Hospital São Marcos
Prontomed
Unimed
(Com CV)

Redação