Destaques Geral Municipios Política

Governadora em exercício anuncia melhorias para comunidade quilombola em Esperantina

A governadora em exercício Regina Sousa esteve neste sábado (20) na comunidade Quilombola Olho D’água dos Negros, em Esperantina, uma das primeiras a serem reconhecidas no Brasil. No Dia da Consciência Negra, Regina Sousa lembrou sobre a importância de manter as raízes, fortalecer as comunidades tradicionais e principalmente garantir ações de empoderamento dos negros e negras do Piauí.

“O Governo do Piauí vai realizar investimentos aqui na comunidade Quilombola Olho D’água dos Negros. Hoje, anunciamos melhorias e ao mesmo tempo reforçamos a importância de mantermos a história, a ancestralidade e as raízes do nosso povo”, disse a governadora em exercício.

A secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Patrícia Vasconcelos, também participou da visita à comunidade. “Aqui vamos implantar o quintal agroecológico que envolve várias famílias da comunidade, temos ainda o PROGERE II, que fomenta ações de emprego e renda no campo e vamos implantar um sistema de abastecimento d’água que vai melhorar a qualidade de vida das 180 famílias que serão beneficiadas”, disse.

A Secretaria de Estado da Cultura também realizou ações na região. “Recuperamos um casarão de 1847 construído pelos escravos, toda sua história foi mapeada pelos nossos profissionais e comprova que são originários da Nigéria. Hoje ele passa a ser um espaço cultural para a comunidade”, afirmou o secretário Fábio Novo, também presente ao evento.

Neste mês de novembro, Regina Sousa sancionou lei que reserva às pessoas negras e pardas 25% das vagas em concursos públicos e processos seletivos. A lei, de autoria do deputado estadual Francisco Limma (PT), foi aprovada pela Assembleia Legislativa e entrará em vigor em 60 dias. “Tem uma lei federal, mas os Estados precisam fazer as suas. A cota é um instrumento de promoção de igualdade onde há desigualdade”, avalia a gestora estadual.

Jogo do Poder

Fonte: CCom