Destaques Geral Local Política

Governador participa de abertura da mostra Piauí Rio

O governador Wellington Dias participou da abertura do evento Piauí Rio, no Rio de Janeiro (RJ), na manhã desta quinta-feira (14). A mostra é uma parceria do Governo do Estado do Piauí com o Sebrae para a cultura e arte do estado a um dos lugares mais movimentados por turistas: o Morro da Urca. Durante cinco dias, o público poderá conhecer um pouco mais do Piauí por meio de imagens, artesanato e vídeos que mostrarão os atrativos turísticos.

“No mês de aniversário do Piauí, da adesão de sua independência, e também mês de aniversário do Cristo Redentor, viemos apresentar o Piauí, nessa parceria liderada pelo Sebrae. Nossa proposta é que o Rio de Janeiro, o Brasil e o mundo possam descobrir um pouco mais dessa região fantástica que é nosso estado, com todas nossas atrações turísticas e oportunidades”, disse o governador Wellington Dias.

No Bondinho Pão de Açúcar, durante cinco dias, funcionará a Mostra “Piaí, Piaqui, Piauí”, com curadoria do renomado diretor artístico Marcello Dantas, que concebeu o projeto com foco em promover uma completa experiência sensorial pela natureza, cultura, gastronomia e artesanato piauiense.

O ator Paulo Betti esteve presente à abertura do evento e destacou a importância da ação. “Esse é o lugar perfeito para o Piauí se mostrar para o Brasil”. O artista deve produzir um filme sobre a história do Índio Mandu Ladino com o apoio do Governo do Estado.

“O Piauí Rio é uma ação grandiosa, por meio da qual o Sebrae mostrará as riquezas e potencialidades do Piauí num dos principais polos turísticos do Brasil. A ideia é divulgar o que o nosso Estado tem de melhor, atraindo para o Piauí não somente o turista carioca e fluminense, mas também de outras partes do Brasil e do mundo, especialmente nesse momento de retomada”, pontua o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

Paralela à Mostra do Bondinho Pão de Açúcar, será realizada ainda uma Exposição de Artesanato do Piauí, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), localizado na Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro. Na exposição, que conta com curadoria do designer Renato Imbroisi, os visitantes poderão conhecer o rico trabalho dos artesãos piauienses, que com as mãos entalham a madeira, moldam a cerâmica, bordam, fazem renda, trançam a palha ou lapidam pedras que dão origem a belas joias de opala. O Encontro de Negócios de Turismo é focado em vendas e prospecção de futuras parcerias para o destino do Piauí junto às agências e operadoras do Rio de Janeiro.

Para a secretária do Turismo do Piauí, Carina Câmara, as rodadas de negócios vão potencializar as vendas do Piauí no Rio de Janeiro. “Esse é o nosso intuito com a nossa visita, conseguir cada vez mais, tanto os cariocas quanto os turistas do mundo todo”, assegurou.

“Por meio do Piauí Rio, pretendemos mostrar o que o Piauí tem de melhor, destacando a imagem positiva do Estado para incrementar o turismo em nossa região e fortalecer os pequenos negócios atrelados a essa cadeia produtiva. No Bondinho Pão de Açúcar, os visitantes vão perceber que o Piauí está logo ali, ao alcance de todos e que é uma terra exuberante que vale muito a pena conhecer. Já no Crab, mostraremos um pouco mais a riqueza do nosso artesanato. E por fim, teremos um encontro de negócios para vender o destino Piauí. Serão ações que reforçarão a missão do Sebrae de fomentar o empreendedorismo e promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios”, pontua o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

O jornalista João Mendes foi um dos visitantes na manhã dessa abertura, ele conferiu de perto as atrações. “Foi um incentivo até para que nós, da cidade, viéssemos até o Morro da Urca para participar do evento, aproveitei pare reencontrar amigos que fazem um outro evento grandioso que é o rally Piocerá”, destacou.

Projeto Piauí Rio

MOSTRA PIAÍ PIAQUI PIAUÍ
Bondinho Pão de Açúcar
Visitação: 14/10 a 18/10/2021
Horário de Funcionamento:
Quinta-Feira e Segunda-Feira · 10h às 18h45
Sexta-Feira a Domingo · 9h às 18h45
Entrada de visitantes somente até as 18h

Exposição no Crab
Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab)
Praça Tiradentes, 69 – Centro
Abertura: 15/10 às 17h (Para autoridades e convidados)
Visitação: 16/10 a 15/11/2021
Horário de Funcionamento:
Terça-Feira a Sábado · 10h às 17h

Encontro de negócios de turismo do Piauí
Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab)
Praça Tiradentes, 69 – Centro
Data: 14/10/2021
Horário: 16h

Fonte: CCom