Destaques Local

Governador entrega viaturas e EPIs à Polícia, Bombeiros, Ouvidoria e Sesapi

O governador Wellington Dias fez a entrega, nesta quinta-feira (13), de veículos e Equipamentos de Proteção Individual para a Polícia Militar, Polícia Civil, Ouvidoria e Secretaria de Saúde. As aquisições serão para o reforço e fortalecimento das políticas de segurança pública do Piauí.

Para a Polícia Militar e Civil foram entregues dois veículos Jeep Renegade, um para cada, além de 12 veículos policiais especiais tipo caminhonete fechada 4×4, com cela. Os carros foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública e servirão para o patrulhamento ostensivo e cumprimento de diligências.

“A parceria com o Ministério da Justiça vem sendo feita de forma inteligente para melhorar as condições de trabalho dos policiais do Piauí, claro que também com a decisão firme do governo de priorizar a área da segurança pública. Os veículos nos permite colocar em prática uma ação do Sistema Único de Segurança Pública no combate à criminalidade violenta e vamos utilizá-los com essa finalidade”, disse o secretário de Segurança, Rubens Pereira.

O Corpo de Bombeiros e a Ouvidoria do Estado receberam dois Jeeps, um para cada. Já para a Sesapi, foram entregues três veículos que serão destinados ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) para transporte de cadáveres.

“As viaturas reforçarão o trabalho do SVO, que tem uma função complementar de auxiliar o Instituto Médico Legal, inclusive um dos veículos irá para o IML. Agradecemos ao governador pela condução, buscando integrar as equipes, e estamos aqui juntos para que possamos prestar os melhores serviços”, pontuou o secretário de Saúde, Florentino Neto.

Todos os veículos entregues nesta primeira etapa são para Teresina. Mais 16 viaturas ainda chegarão para a capital. A nova leva de veículos deve ser entregue em setembro. Para o interior, serão destinados 75 veículos, adquiridos com recursos de emendas da bancada federal, iniciativa encabeçada pelo deputado Fábio Abreu. A previsão é que todos sejam entregues ainda neste ano.

“É uma luta constante e, infelizmente, a burocracia impede que algumas evoluções aconteçam rapidamente. Temos esse projeto em vista há algum tempo e foi necessário buscar o Ministério da Justiça para acelerar a liberação dos recursos. Mas o importante é que conseguimos e hoje comemoramos a primeira etapa da renovação da frota da segurança pública”, ressaltou, Fábio Abreu.

Além dos veículos, também foram entregues 169.452 máscaras cirúrgicas, 8.829 unidades de álcool em gel 70%, 1.481 aventais descartáveis, 1.185 máscaras de proteção facial N95, 445 óculos de proteção, 1.751 toucas descartáveis TNT e 240.802 luvas para procedimento não cirúrgico de látex. Os EPIs foram doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

“É um passo importante para o povo do Piauí. Temos, a partir de um plano feito pela Segurança do Estado, o atendimento e suprimento de quatro áreas. Aqui vamos equipar melhor o SVO, melhorar as operações voltadas para crimes violentos e proporcionar melhores condições aos servidores. É mais segurança para o Piauí”, concluiu o governador Wellington Dias.