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Gestores da educação municipal discutem níveis de leitura e escrita dos ciclos de alfabetização

Discutir e analisar os resultados de leitura e escrita do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Teresina. Estes foram os objetivos dos encontros gerenciais realizados pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) nos dias 12 e 13 de outubro, que contou com a participação de 230 gestores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

“Os gestores foram acolhidos, de forma calorosa, por meio de movimento corporal, como forma de reflexão sobre a importância do acolhimento no processo de Alfabetização das crianças. Na oportunidade, destacamos ainda sobre aspectos emocionais relacionados à afetividade como elementos necessários ao estreitamento de laços entre professor e estudantes, em especial no retorno às aulas”, diz coordenadora de Alfabetização da Rede Municipal de Ensino, Aurismar Sousa.

Durante a apresentação e análise dos resultados foi feita a socialização de experiências significativas desenvolvidas pelos(as) professores(as), pedagogos(as) e diretores(as) das unidades de ensino, como forma de compartilhar boas práticas e possibilitar melhores intervenções no processo ensino aprendizagem. “É importante destacar que, através da avaliação, os processos formativos assumem ampla dimensão e possibilitam intervenções pedagógicas assertivas favorecedoras do desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes”, acrescenta Aurismar.

“Cada gestor, no exercício crítico reflexivo acerca de dados produzidos em avaliações, e, ao abordá-los qualitativamente, torna-se agente motivador de equipes através da liderança dialogada e incentivador de boas práticas”, afirma a professora Eudeilane Pereira, coordenadora da Avaliação. “Para nós, é um momento rico em aprendizados, em que constatamos a importância de realizarmos a análise dos resultados no cotidiano da escola, dialogar com a equipe escolar e traçar novas estratégias para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no processo de Alfabetização”, complementa.

“Com base nos resultados das avaliações dos níveis de leitura e escrita dos alunos discutimos com os diretores, propondo situações a serem colocada a partir deste momento. Fizemos também uma análise do que tivemos como evolução em relação ao retorno das aulas presenciais”, conclui o secretário executivo de ensino da Semec, Kleytton dos Santos.

 

Jogo do Poder

Fonte: Semec

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