Destaques Geral Local

FMS realiza em Teresina várias atividades no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio da Gerência de Saúde Mental, realiza nesta sexta-feira, 10, no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, várias atividades para chamar a atenção para a valorização da vida como parte do projeto De Setembro a Setembro Sua Vida Importa.

No início da manhã, teve a Ação Semáforo da Vida, com distribuição de material educativo, no cruzamento das avenidas Frei Serafim com Miguel Rosa.

Na parte da tarde, ocorre o Pedalando por Uma Vida Melhor, com saída da Ponte Anselmo Dias, passando pelas pontes Wall Ferraz, Juscelino Kubitschek (Frei Serafim).

Às 17h30, na Ponte Estaiada, tem o encerramento do pedal, realização de buzinaço com a participação do grupo de motociclistas Abutres e de profissionais da rede de saúde mental e pacientes.

Durante esta semana, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a UPA do Satélite realizaram atividades para tratar da saúde mental e da valorização da vida. “Nós realizamos rodas de conversas nos nossos setores como forma de sensibilizar as pessoas sobre a importância do diálogo. Distribuímos também material com informações sobre onde procurar ajuda em saúde mental”, explica Luciana Silveira.

Os profissionais do Núcleo de Vigilância da Violência e Acidentes (Nuviva) da FMS, realizaram hoje roda de conversa com o tema valorização da vida. A chefe de núcleo, Elaine Monteiro, diz que todos os anos nessa data é planejada uma ação. “É uma forma de acolhida também a quem busca atendimento na sede da Coordenadoria de Gestão do SUS e entre os profissionais. Decoramos os ambientes, utilizamos música de mensagens positivas e na recepção distribuímos material educativo. Entre os profissionais nós temos roda de conversa”, fala.

A gerente de Saúde Mental da FMS, Laryssa Carvalho, destaca a necessidade de atenção com a saúde mental. ” Temos uma rede de atendimento onde as pessoas que estão com algum sofrimento mental podem buscar atendimento nos CAPS localizados nos bairros, no Provida que fica localizado no centro. É muito importante que as pessoas busquem ajuda”, diz.

Jogo do Poder

Fonte: FMS