Destaques Editais Geral Local Política

FMS prossegue vacina da Covid-19 para 78 e 77 anos com segunda dose

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) prossegue esta semana com a vacinação contra a covid-19 para atender vários públicos.
Nos drive-thru o atendimento aos idosos será apenas com segunda dose na sexta-feira (16) para as pessoas com 78 anos e no sábado (17) para idosos de 77 anos.

Durante a semana, de segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde, o atendimento é para as pessoas agendadas pelo site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br. Estão sendo vacinados profissionais de saúde em 6 locais: Centro Lineu Araújo, Faculdade CET, UNIFSA Leste, Uninassau Sul, Facime e auditório da FMS.

A vacina também é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde não Covid para idosos e pessoas com deficiência com 60 anos ou mais e com duas comorbidades. Os acamados são atendidos por equipes volantes de vacinação e nas UBS da zona rural, a vacinação segue estratégia específica que pode ser na UBS ou outro local de fácil acesso.

A coordenadora da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, Emanuelle Dias, explica que todas as etapas da vacinação seguem a logística determinada pelo Ministério da Saúde.

“Nesta semana estamos atendendo profissionais de saúde, acamados por equipes volantes, pessoas com deficiência com 60 anos ou mais e com duas comorbidades e os drives irão funcionar na sexta e sábado”, disse a coordenadora.

A dentista, Marilia Batista, tomou hoje a dose da vacina e diz ser um momento de conquista. “Estou feliz ao tomar a dose da vacina e me sentir protegida ao exercer o meu trabalho”, diz.

120 profissionais para executar vacina de domingo (11)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) executa em Teresina todas as campanhas de vacinação. No caso da vacina contra a Covid-19, somente no último domingo (11), foram cerca de 120 pessoas trabalhando nos dez postos de drive-thru. São coordenadores, supervisores, pessoal de apoio administrativo, motoristas e na rede de frio, onde as vacinas são armazenadas foram três técnicos especializados. Esse número é superior nos dias da semana quando o atendimento também é feito nas Unidades Básicas de Saúde e outros pontos de vacinação.

Com esse serviço, foram vacinados 4.100 pessoas na faixa etária de 67 anos e mais. Esses dados preliminares são feitos pelo levantamento por frascos após o encerramento da vacinação, porque os dados registrados pelo Ministério da Saúde são divulgados em 24 horas pelo relatório do SI-PNI.

O trabalho envolve vários profissionais na logística, desde a retirada das câmaras frias até a aplicação. A diretora de Vigilância Sanitária da FMS, Amariles Borba, destaca as etapas nesse procedimento das vacinas contra a Covid-19. “É um trabalho planejado com todos os detalhes, porque vacina é um produto que deve ser mantido a qualidade para ter eficácia”, diz.

A diretora enumera os procedimentos específicos:

1) São conferidas as temperaturas de todas as geladeiras e anotadas em um mapa de temperatura, contendo as temperaturas de momento, a máxima e a mínima. Isto deve ser realizado antes que se abra a geladeira;
2) É feita a ambientação e temperatura dos gelox (substitui o gelo comum com vantagens: permanece mais tempo congelado, é reutilizável);
3) A responsável por cada ponto de vacinação informa a quantidade de doses que necessita;
4) É feito lançamento da saída de doses no sistema de controle e em livro de protocolo e no final do expediente é feita a prestação de contas dos frascos vazios;
5) O responsável pela vacinação também leva uma quantidade de seringas de acordo com o número de doses.

Redação