Destaques Geral Local Política

FMS faz atendimento específico para homens em UBS

Nesta quarta-feira (24) tem atendimento específico para homens com idade entre 29 e 59 anos em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Neste mês de novembro, denominado de novembro azul, é dedicado às ações de combate ao câncer de próstata. Em Teresina os cuidados com a saúde masculina estão sendo intensificados com prestação de serviços nos ambulatórios do homem que funcionam em diversas UBS das zonas urbana e rural de Teresina, toda quarta-feira, pela manhã e tarde.

Hoje, 24, as ações específicas para a saúde do homem na UBS Cecy Fortes, bairro Porenquanto, aconteceram com palestras sobre a prevenção do câncer de próstata e cuidados com a saúde, informações sobre a implantação do consultório do homem que irá funcionar toda primeira quarta feira de cada mês nessa UBS.

“Pela manhã foram realizados 20 atendimentos e a tarde a partir de 13h30 terá continuação das atividades. A divulgação desses atendimentos tem a participação dos agentes de saúde e dos representantes das associações de moradores dos bairros atendidos”, diz o coordenador da UBS Cecy Fortes, Elder Araújo.

Na UBS Cidade Verde, Centro/Sul, os homens tiveram atendimento por diversos profissionais. “Pela manhã foram realizadas aferições de pressão arterial, consultas, encaminhamentos para especialistas e palestra sobre a conscientização da importância da saúde do homem”, informa Moisés Honorato, coordenador da UBS.

Essas ações tiveram início na UBS da Santa Maria da Codipi dia 4 deste mês com atendimento no ambulatório masculino quando foram realizadas consultas, solicitação de exames de rotina, verificação de pressão arterial e glicemia, orientação em saúde, autocuidado e encaminhamentos para especialidades.

Jogo do Poder

Fonte: FMS