Destaques Geral Local Política

Firmino age em período de campanha para beneficiar seu candidato a prefeito

É prática comum do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), como estratégia política velha e maquiavélica, tomar iniciativas em véspera de eleição para se beneficiar ou beneficiar candidatos que apoia. Basta ver obras de asfaltamento que vêm sendo realizadas, a partir do início deste mês, em alguns bairros da cidade. E agora resolve copiar uma proposta de governo do candidato à prefeitura pelo PT, Fábio Novo, que assegura mudança de nível automática de servidores com seus devidos reajustes salariais, se for eleito.

O candidato petista foi às redes sociais ironizar o tucano. Segundo ele, o reajuste anunciado nesta quinta-feira (15) pela administração municipal para os professores foi uma resposta após veicular seu plano de governo para a administração municipal.

As propostas de valorização da classe de professores vêm sendo anunciadas também pelo candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr. Pessoa, que garante revolucionar a rede municipal de ensino, elevando ao patamar do verdadeira merecimento a categoria docente, que é, segundo o candidato emedebista, a grande responsável pelo bom desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a performance dos estudantes em Português e Matemática. Mas o candidato garante que os alunos serão otimizados em todas as disciplinas ofertadas pela rede municipal, que será transformada em um verdadeiro centro de excelência, com tecnologia de última geração.

Firmino postou em redes sociais que todas as mudanças de nível protocoladas até agosto de 2020 serão implantadas no contracheque de outubro. De acordo com Fábio Novo, essa decisão inesperada vem sendo reivindicada há vários anos pela categoria e fazem parte do plano de governo do PT para a prefeitura de Teresina. O tucano tem também outro propósito com essa decisão: esvaziar a greve dos professores, paralisados desde março deste ano, reivindicando, entre outros itens, que o prefeito cumpra o que diz a Lei do Piso dos Professores, que o tucano quer parcelar.

“Às pressas, Firmino anunciou o pagamento da mudança de nível dos professores de Teresina, represadas desde 2015. É uma clara resposta à nossa proposta de governo que fará isso de forma automática e que ganhou simpatia da classe”, disse Fábio Novo.

Vale ressaltar que o prefeito Firmino Filho tem como candidato o ex-secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, que nunca quis negociar com a categoria as mudanças de níveis, como exige a legislação, e é acusado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) como truculento e de praticar assédio moral contra a classe.

Na base do “copia e cola”, o candidato tucano também já vem anunciando a criação do Hospital da Mulher, que integra o plano de governo de Dr. Pessoa. O emedebista questiona: depois de 30 anos de poder, agora que os tucanos vieram perceber que Teresina precisa de um hospital de atendimento exclusivo às mulheres?

Redação