Geral Internacionais Política

Ex-chefe do governo da Espanha prevê volta de Lula à presidência no Brasil

O ex-presidente do governo da Espanha José Luís Rodríguez Zapatero previu nesta segunda-feira que o Brasil voltará a ter Luiz Inácio Lula da Silva na presidência após as eleições de 2022.

“Presidente Lula (…) podemos vê-lo feliz. Vamos vê-lo presidente”, afirmou Zapatero ao ex-mandatário em um evento no Parlamento Europeu sobre a América Latina promovido pela bancada social-democrata europeia.

O ex-presidente do governo da Espanha (entre 2004 e 2011) pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) afirmou estar convencido de que “uma das razões mais esperançosas para a comunidade política internacional é ver o presidente Lula à frente do Brasil mais uma vez”.

Para Zapatero, “Lula é o grande mestre da igualdade, ele é o mestre da redução das desigualdades e, por esta razão, homens como Lula serão os que vão escrever o século XXI, o século da igualdade”.

“Eu sabia que ele era inocente, sempre soube que ele era inocente”, disse o ex-chefe do governo espanhol em relação ao fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter anulado as duas condenações da Lava Jato por corrupção contra o ex-mandatário brasileiro.

“(Lula) pagou caro por seu compromisso com a justiça social”, acrescentou Zapatero, além de opinar que “se ele não tivesse sido um valente metalúrgico, não teria tirado 30 milhões (de pessoas) da pobreza em seu país”.

“Se Lula não fosse valente, não voltaria a ser presidente. E ele será”, declarou Zapatero.

Hoje, no entanto, Lula mais uma vez evitou confirmar se vai se candidatar para as eleições presidenciais de 2022 e disse que vai tomar a decisão “em fevereiro ou março”.

Jogo do Poder

Com informações EFE