Geral Internacionais Política

EUA fomentam instabilidade regional e destroem a paz mundial, afirma China

A China afirmou que os Estados Unidos representam a maior ameaça à ordem internacional e à paz mundial. “Muitos anos de evidências mostram que são os EUA que fomentam a instabilidade regional, violam a ordem internacional e destroem a paz mundial”, declarou o porta-voz chinês, coronel Wu Qian, adicionando que as ações norte-americanas no Iraque, na Síria, Líbia e outros países durante as últimas décadas causaram a morte de mais de 800.000 pessoas e o deslocamento de milhões.

O porta-voz também afirmou que Washington, ao invés de emitir relatórios e fazer declarações falsas sobre a China, deveria refletir sobre si mesmo para “tomar medidas concretas para assegurar o desenvolvimento saudável das relações militares bilaterais”.

Anteriormente, o Pentágono sugeriu em um relatório anual que a China pretende duplicar seu arsenal de ogivas nucleares durante esta década.

O Departamento de Defesa norte-americano assegurou que a modernização e expansão das forças nucleares do país asiático é parte de um esforço de Pequim para superar os EUA e se tornar a potência dominante até 2049.

Por sua vez, Wu qualificou o relatório dos EUA como “distorção gratuita” dos objetivos da China e da relação entre o Exército de Libertação Popular (ELP) e os habitantes do país. (Sputnik)

Redação