O aluno Matheus de Carvalho, da Escola Municipal Poeta da Costa e Silva, Residencial Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina, entrou para o ranking da Copa Cajuína de Capoeira de 2023, campeonato nacional sediado na capital do Piauí este ano. O evento ocorreu na última sexta-feira (8), no Centro de Artes Marciais Sara Meneses, bairro Saci, zona Sul de Teresina.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), a escola desenvolve um projeto de incentivo e integração da comunidade com o grupo internacional Pró Capoeira. A ação ocorre de forma aberta à comunidade, onde são atendidos em torno de 70 pessoas, dentre estudantes da instituição e externos.
“Dos participantes que pagamos a inscrição, nem todos estudam na escola, mas são da comunidade. Independente de escola ou de comunidade, todos são atendidos aqui e daremos total apoio”, enfatiza o professor José Manoel, diretor adjunto da E. M. Poeta da Costa e Silva. Os treinos de capoeira ocorrem frequentemente na instituição, com três encontros semanais.
Foram inscritos na copa 4 atletas em nome da escola, de modo que Matheus, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, se destacou na competição e levou para casa a medalha de bronze.
Por meio do incentivo à capoeira e demais esportes, a Semec pretende estimular os estudantes da Rede Municipal de Ensino a uma vida saudável e longe do sedentarismo, além de proporcionar a integração social e da comunidade escolar por meio de práticas desportivas.
A prática da capoeira é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial do Brasil desde o ano de 2008.
Fonte: Semec