Com o objetivo de construir estratégias para enfrentar o bullying, a violência, a depressão e os conflitos no interior da escola, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nesta segunda-feira (04), a segunda formação presencial das Equipes Multiprofissionais das Gerências Regionais de Educação (GREs). As equipes compostas por profissionais de Psicologia, Assistência Social e Psicopedagogia serão multiplicadoras da mediação de conflitos e justiça restaurativa nas escolas da rede estadual de ensino.
A diretora da Unidade de Gestão e Inspeção da Seduc, Ana Rejane, revela que a Secretaria está fortalecendo grupos nas escolas capazes de acolher e mediar conflitos.
“O Comitê Escolar de Mediação de Conflitos nas Escolas da Rede Pública Estadual de Educação do Piauí é uma importante ação para fortalecer a autonomia da escola, empoderando-a para mediar conflitos entre seus membros, de maneira a implantarmos definitivamente a Cultura de Paz nas escolas estaduais. Muitos são os desafios e os profissionais que estão participando dessa Formação têm o papel prioritário de demonstrar a importância do olhar e cuidado com a saúde emocional e bem estar da comunidade educacional. Cada vez mais precisamos trabalhar para que a Escola seja acolhedora e inclusiva. Escola que cuida, protege”, observa a diretora.
A professora ministrante do curso, Leila Medeiros, destaca que essa política pública em âmbito educacional vai favorecer a diminuição da violência em espaço escolar e desenvolver mecanismos que possam coibir a sua ascensão.
“É necessário que a gente trabalhe com a formação de professores, junto às equipes multiprofissionais, para que eles se tornem multiplicadores da mediação de conflitos e justiça restaurativa nos comitês que estão instalados em todas as escolas das GREs”, afirma a palestrante.
Valdsom Braga, intérprete do personagem “O pescador de sonhos”, e participante da formação, enfatiza que o encontro de mediação de conflitos é um divisor de águas para a educação do estado do Piauí. “Viajo com o personagem pescador de sonhos para todo território do Piauí e encontro essa necessidade. Dentro das escolas ocorre muito conflito e essa oportunidade dos profissionais da equipe multiprofissional terem conhecimento sobre mediação e sobre justiça restaurativa traz para nós uma ferramenta poderosa pra ajudar na resolução dos conflitos e para ajudar também as pessoas na questão socioemocional. A arte tem um papel importante neste quesito, pois através dela essa ferramenta é passada com uma linguagem mais fácil e faz com que todo mundo tenha uma compreensão maior. Então a cultura de paz será estabelecida, através deste novo tempo, dessa formação de mediação de conflitos”, finaliza.
A formação em mediação de conflitos e justiça restaurativa será finalizada nesta terça-feira (05), em Teresina.
Fonte: Seduc