Destaques Geral Municipios Política

Escola Piauiense de Trânsito realiza atividades educativas em Amarante

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito, realizou, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, várias atividades educacionais e recreativas na cidade de Amarante, situada a 160 km da capital. Foram realizadas intervenções educativas em uma das principais vias da cidade, atividades lúdicas e dinâmicas com crianças de quatro e cinco anos, além de simulações de percursos ciclísticos de trânsito em praças públicas da cidade.

A ação foi solicitada pela vereadora Myllana Vilarinho e faz alusão a Semana Nacional de Trânsito 2021, que teve como objetivo de sensibilizar pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e passageiros do papel de cada um na segurança do trânsito e na prevenção de acidentes no ultimo mês de setembro.

A intervenção educativa que foi realizada no dia 30 de Setembro, contou com a distribuição de nosso material educativo sobre o trânsito, nosso material sobre as novas mudanças do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e nosso guia educativo para o Ciclista Seguro, todos disponíveis em formato de QR Code para facilitar a leitura do usuário e proteger o mesmo do novo coronavírus.

A equipe da escola também realizou atividades lúdicas e dinâmicas no dia 1º de outubro para crianças com quatro e cinco anos, alunos da creche “Gracinha Lopes”. Na ocasião, foi abordado para elas os cuidados necessários que deve-se adotar no trânsito, bem como o ensino básico do pedestres sobre como respeitar as sinalizações horizontais, verticais e semafóricas da via.

A vereadora Myllana Vilarinho afirma que foi muito gratificante a ida da escola até o município após as implementações de sinalizações solicitadas e inauguradas no início do mês de setembro. “A educação no trânsito deveria ser algo ensinado por todos. A chegada da Escola de Trânsito, aqui na cidade, com a realização de intervenções educativas para os usuários no novo semáforo em frente à Praça do Roca, foi algo muito importante, uma vez que a maioria dos usuários de trânsito da cidade necessita entender as consequências da imprudência no trânsito. E, como sabemos, a educação vem da base. As crianças da ‘Gracinha Lopes’ nos deram um show de sabedoria e aprendizado quando o assunto é trânsito. Ficamos muito felizes com isso, iremos sempre solicitar a visita da Escola de Trânsito aqui no munícipio para que a educação seja a transformação que precisamos”, afirmou a parlamentar.

No fim das atividades, as crianças se dirigiram até a Praça do Roca e realizaram uma simulação de um passeio ciclístico em um circuito de trânsito encerrando assim as atividades educativas.

Fonte: Ascom Detran