DestaquesGeralLocalPolítica

Escola de Governo celebra 20 anos de existência com integração do Núcleo de Formação Antonino Freire

A Escola de Governo do Piauí (Egepi) celebra duas décadas de dedicação à formação e aprimoramento dos servidores públicos estaduais. Criada em 2003 como parte da estrutura organizacional da Secretaria de Estado da Administração (Sead), a Egepi se tornou uma peça fundamental na busca por maior eficiência e qualidade nos serviços oferecidos pelos órgãos da administração direta e indireta, desempenhando um papel crucial na capacitação de mais de 50 mil servidores em diversas áreas do setor público.

Ao longo de seus anos de existência, as atividades exercidas pela Egepi abrangeram desde a elevação da escolaridade para aqueles que não possuíam o ensino fundamental completo, até iniciativas de valorização. Também se faz presente através de cursos, palestras, fóruns, seminários e atividades motivacionais, trabalhando incessantemente para incentivar o servidor público a alcançar o melhor desempenho em suas funções.

Neste ano de 2023, a Egepi está trazendo uma nova era de capacitação para os servidores públicos estaduais por meio de uma integração estratégica com o Núcleo de Formação Antonino Freire (Nufaf). Essa integração entre os órgãos por meio da lei Nº 8.151, oficializada no dia 20 de setembro, tem como objetivo elevar o nível de competência e profissionalismo dos funcionários públicos, visando aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. Para alcançar esse objetivo, as duas instituições assumirão papéis específicos e complementares.

O diretor da Escola de Governo do Piauí, Carlos Alberto Moura, avaliou a importância da integração. “A Sead ganha esse reforço da vinda de todo corpo técnico do Nufaf, que agora faz parte da Sead dentro da Escola de Governo como uma nova diretoria de formação de servidores que busca reforçar o trabalho que já vem sendo feito no aprimoramento de servidores.” 

A Egepi assumirá a responsabilidade pela formação de gestores públicos, implementando programas de treinamento destinados a desenvolver habilidades de liderança, gerenciamento de projetos, administração pública e estratégias de tomada de decisão. “A vasta experiência da Egepi na formação de líderes governamentais garantirá que os gestores estejam preparados para enfrentar os desafios no serviço público, promovendo uma gestão eficiente e transparente”, destacou o secretário da Sead, Samuel Nascimento.

O Núcleo de Formação Antonino Freire (Nufaf), por sua vez, vai concentrar as capacitações de profissionais de atividades-fim do estado, fornecendo conhecimento técnico e habilidades especializadas necessárias para garantir a excelência na prestação de serviços públicos em diversas áreas, como saúde, educação, segurança, entre outros.

De acordo com a diretora do Nufaf, Naiara Moraes, o objetivo da integração é somar esforços para que a Escola de Governo gerencie, com excelência, e dentro de suas atribuições, a recém-criada política estadual de formação continuada para servidores públicos. Além disso, que integre toda a estrutura profissional e física do prédio do Antigo Instituto de Educação, hoje Núcleo Antonino Freire, e agora, mais uma sede da Escola de Governo. “Com a união de forças entre a Escola de Governo e o Núcleo de Formação Antonino Freire, procura-se aprimorar os serviços voltados à capacitação dos servidores públicos do estado”, concluiu.

Fonte: Seduc

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo