Destaques Geral Local Política

Em nome do bom senso, Dr. Pessoa apela para que candidatos evitem fogos de artifício

“Uma gestão sensível e atenta estar por vir, e ela começa pelos detalhes. Os fogos de artifícios não são necessários, pelo contrário. Assustam e causam estresse nos animais, nas crianças, nos autistas, nos idosos, além de ser poluente ao meio ambiente. Na minha campanha, não haverá e encorajo os demais candidatos, tanto a prefeito quanto a vereador, a fazer essa opção”, afirmou nesta terça-feira, 6, Dr. Pessoa, candidato do MDB a prefeito de Teresina.

De acordo com o emedebista, essa decisão leva em conta o bem dos animais, das pessoas e do meio ambiente. Ele disse que os fogos não serão usados em nenhum evento oficial da sua agenda.

Danos

Nos animais, os principais problemas causados em decorrência do barulho de fogos de artifício são reações comportamentais como estresse e ansiedade. Há casos em que se resolvem apenas com o uso de sedativos ou podem culminar em danos físicos e até morte.

Já em humanos, a queima de fogos de artifícios pode causar a amputação de membros, estresse nas crianças, incômodo nas pessoas em leitos de hospitais, morte, ataque epilético, desnorteamento, surdez e ataque cardíaco. O barulho é nocivo principalmente para as pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo, que podem ficar extremamente incomodadas.

Para o meio ambiente os fogos também são um problema, uma vez que a atividade pode causar uma contaminação do ar intensa a curto prazo. Poluentes emitidos pela queima de fogos de artifício tem significativo impacto sobre a saúde dos habitantes e é fonte de emissão de ozônio para a atmosfera.

Redação